(Flash) – Alckmin inaugura a tão esperada Estrada do Churrasco no município de Guaimbê

nd

qua, 21/03/2001 - 11h01 | Do Portal do Governo

Guaimbê – O governador Geraldo Alckmin está na cidade de Guaimbê para a tão esperada inauguração da Estrada do Churrasco. Com 28,5 quilômetros de extensão esta vicinal é uma antiga reivindicação dos moradores. Ela vai ligar o município a Lins. Aproximadamente 400 pessoas estão na praça central da cidade para a inauguração. O vereador Antonio Carlos Gomes comemora a pavimentação da vicinal. ‘Esta estrada é muito importante porque vai trazer benefícios para a economia local, ao facilitar o escoamento dos produtos cítricos, que é o forte da região, e de derivados do leite.’ Antes de chegar a Guaimbê, Alckmin vistoriou a Estrada do Churrasco.

Foram dois churrascos e mais de dez anos de longa espera para os moradores da pequena Guaimbê, na região da Alta Paulista. As obras de melhorias e pavimentação dos 28,5 quilômetros da estrada vicinal que liga o município à Lins pareciam um sonho impossível.

Em 1991, as obras foram licitadas, os habitantes da região comemoraram com um churrasco, mas o contrato não foi assinado. Em 1993, nova esperança, com a inclusão da vicinal em um plano de pavimentação econômica. Novo churrasco, nova desilusão! Enfim, a estrada vicinal, de suma importância para o escoamento dos produtos agropecuários e para o deslocamento dos moradores dos dois municípios acabou, mesmo sem a tão sonhada pavimentação, sendo batizada de ‘Estrada do Churrasco’.

Em uma de suas costumeiras viagens ao Interior do Estado, em junho de 1999, o governador Mário Covas sensibilizou-se com a história e com a falta de opções dos moradores que, durante a estação chuvosa, tinham que deslocar-se por grandes distâncias, já que a estrada tornava-se intransitável, impedindo também o transporte e venda dos produtos da região. O descrédito foi geral, como não poderia deixar de ser. Mas a obra foi autorizada e licitada. Com investimentos de mais de R$ 3,7 milhões e nove meses de obras, o governador Geraldo Alckmin está entregando na manhã desta quarta-feira, dia 21, a pavimentação da Estrada do Churrasco, cumprindo a promessa de Covas e provando aos moradores de Guaimbê e Lins que um governo sério não só assume, mas cumpre seus compromissos com a população que o elegeu.

Ercília Della Méa / Adriana Reis