(Flash) – Alckmin encaminha para Assembléia projeto de lei que autoriza abertura de capital da Nossa

Governo paulista também criará Agência de Fomento do Estado de São Paulo

qui, 17/05/2001 - 15h46 | Do Portal do Governo


São Paulo – O governador Geraldo Alckmin anunciou, agora há pouco, no Palácio dos Bandeirantes, que encaminhou para aprovação da Assembléia Legislativa o projeto de lei que autoriza a abertura de capital da Nossa Caixa. De acordo com o governador, o banco poderá vender até 49% de suas ações de propriedade da Fazenda do Estado. Além disso, a Nossa Caixa poderá estabelecer parcerias para a criação de até sete subsidiárias integrais, como seguradora, capitalização, cartão de crédito e previdência privada. Também será criada a Agência de Fomento do Estado. “São Paulo quer manter a Nossa Caixa como banco público. O governo não pretende privatizar a instituição. O que pretendemos é tornar o banco forte, possibilitando que ele cresça e tenha competitividade no mercado financeiro”, afirmou Alckmin.

A Nossa Caixa tem três milhões de clientes. O governador lembrou que o banco está presente em pequenos municípios, onde as grandes instituições financeiras normalmente não atuam. Além disso, o banco oferece financiamento agrícola principalmente aos pequenos e microprodutores rurais. “É um banco estratégico e importante para São Paulo”, destacou Alckmin.

A agência de Fomento vai centralizar as diversas linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado, além dos recursos provenientes de fontes externas (investimentos da União, financiamentos do Bird, BNDES, entre outros).

Com isso, o Governo paulista poderá coordenar a utilização dos recursos dentro de uma estratégia de desenvolvimento do Estado.

Além do governador, participam da coletiva o secretário da Fazenda, Fernando Dall’Acqua, e o presidente da Nossa Caixa, Geraldo Gardenali.

Cíntia Cury/Macedo Junior

Leia mais

  • Governo do Estado vai abrir 49% do capital da Nossa Caixa.