(Flash) – Alckmin destaca a importância do setor automotivo no desenvolvimento brasileiro

nd

seg, 16/04/2001 - 21h47 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, dia 16, na sede do Clube Monte Líbano, da solenidade de posse da nova diretoria da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e do Sinfavea (Sindicato Nacional de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares).

Hélio de Freitas Batalha, diretor de assuntos corporativos da Ford Motor Company Brasil, sucede a José Carlos da Silveira Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

“Os brasileiros devem muito a indústria automobilística. Foi ela o motor de nossa segunda fase de industrialização, e continua sendo ainda hoje quando estamos na terceira fase”, disse o governador. Alckmin destacou que somos atualmente o nono País produtor de carros, o 12º no ranking dos exportadores e o sétimo em número de veículos em circulação. Alckmin lembrou que os investimentos anunciados em São Paulo são de quase 17 bilhões de dólares desde 1995, e que a indústria emprega mais de 65 mil pessoas no Estado.

O governador também apontou o cenário promissor da economia brasileira no ano passado. “A produção industrial teve expansão de 6,5%, a maior desde 1995. A taxa de desemprego foi a menor dos últimos três anos e o PIB (Produto Interno Bruto) registrou o crescimento de 4,2%.’

José Carlos da Silveira Pinheiro Neto e seu sucessor Célio de Freitas Batalha fizeram questão de ressaltar a participação do governador Mário Covas no desenvolvimento da indústria automobilística brasileira através de seu esforço e de um trabalho em parceria do Estado com as empresas e trabalhadores do setor.

Participaram da cerimônia, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, e o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Walter Feldman.

Takao Miyagui / Macedo Júnior