(Flash) – Alckmin anuncia estudo para a construção de um Centro de Detenção Provisória em São José d

nd

qua, 06/06/2001 - 18h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin em entrevista coletiva nesta quarta-feira, na cidade de São José do Rio Preto, reiterou que o governo do estado vai se dedicar a vistoria da área de 18 hectares cedida pela prefeitura local para a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP) no munícipio.

Ele explicou que o governo tinha estabelecido há mais de um ano a construção de um CPD no Instituto Penal Agrícola (IPEA), mas houve entraves na época. Agora a prefeitura está oferecendo esta área.

‘Vamos verificar se o local é adequado, se tem infra-estrutua compatível e avaliar os custos. Tão logo este estudo seja concluído vamos dar um parecer dessa área’, disse Alckmin, enfatizando também que a construção de um CDP na cidade é prioridade do governo do estado.

‘Com isso, além de melhorar as condições de segurança dos presos o atual Cadeião poderá ser transferido da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Administração Penitenciária. E com isso os policiais civis poderão voltar às ruas para o trabalho investigativo’.

Segundo o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PPS), o cadeião da cidade é um verdadeiro queijo suíço. Tem capacidade para cerca de 200 detentos, mas está abrigando atualmente mais de 400 homens.

Questionado sobre a proposta de reajuste salarial dos policiais de 41%, o governador Alckmin disse que vai estudar e fazer o possível para tentar adequar o pleito das entidades que representam os policiais com o orçamento do estado.

Gislene Lima/Carlos A. Prado