(Flash 21h55) – São Vicente já é a capital de São Paulo

(COM FOTOS) - Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram transferidos para o município na noite desta quinta-feira, dia 20

qui, 20/01/2000 - 21h58 | Do Portal do Governo

São Vicente já é a capital de São Paulo. Acaba de ser assinado o termo de instalação da Capital em comemoração ao V Centenário do Descobrimento do Brasil. O documento foi assinado pelo governador Mário Covas, pelo presidente da Assembléia Legislativa, Vanderei Macris, pelo desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Márcio Martins Bonilha, pelo prefeito de São Vicente Márcio França, e pelo presidente da Câmara Municipal de Vicente, Altair de Marco. Participaram também da solenidade o vice-governador, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, o vice-presidente da Câmara de Satarém em Portugual, Joaquim Adriano Bota Castaño, procurador-geral do Estado, Márcio Sotelo Felippe, procurador-geral de Justiça, Luis Antonio Marrey, deputados estaduais e federais.
‘Aqui em São Vicente foi instalada a primeira Câmara Municipal da América, a Vila de São Vicente já começou instalando a ordem, a lei e a Justiça’, disse o desembargador Márcio Martins.
Covas lembrou que São Vicente foi a célula-mãe da democracia das Américas, onde teve a primeira eleição e a primeira ação de justiça efetiva.
O governador falou também da grandeza de São Paulo que começou nessa vila, batizada de São Vicente, que era santo e que significa vencedor, fazendo alusão ao Estado de São Paulo que está sempre se destacando no País.
Dentro das comemorações, haverá ainda o lançamento do livro, do CD-Rom e da história em quadrinhos contando a saga do descobrimento.
Por três dias, a cidade de São Vicente será a capital do Estado e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuarão no município.
Amanhã, sexta-feira, dia 21, às 9 horas, será descerrada a placa que marca a instalação do Poder Executivo na cidade. O governador irá receber, também, o título de cidadão vicentino, outorgado pela Câmara Municipal. Covas também receberá, em audiência, os nove prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista e o presidente da Agência Metropolitana da Baixada, Koyu Iha.
A Assembléia Legislativa fará uma sessão extraordinária na Câmara Municipal e o Tribunal de Justiça se reunirá no Fórum de São Vicente. Ainda pela manhã, o Conselho da Magistratura fará uma visita ao Tribunal Itinerante, pela primeira vez instalado na Baixada Santista. À tarde, o Tribunal de Justiça fará duas sessões, uma reservada e outra aberta ao público.
O aniversário de 468 anos do município de São Vicente será comemorado com uma extensa programação no sábado, dia 22. Entre elas, está a inauguração do maior Conjunto Temático de Escultura em Areia da Praia já realizado no mundo e que contará a História do Brasil por meio de mais de 300 esculturas. Também será encenada, na Praia da Biquinha, a chegada de Martim Afonso de Sousa a São Vicente com a participação de 1.200 atores.
Ao longo do ano 2000, o Governo do Estado vai lembrar e comemorar vários acontecimentos históricos, como as Entradas e Bandeiras (a saga dos Bandeirantes), a cultura do café, a luta dos imigrantes, a independência e o desenvolvimento do Brasil mediante o trabalho dos paulistas. São Paulo pretende com sua participação nos 500 anos do descobrimento do Brasil ressaltar as grandes marcas registradas pela história, cujos fatos ocorreram em suas terras.


2001svicente250.zip


2001saovicente250a.zip


2001saovicente250b.zip


2001saovicente250c.zip