(Flash 20h50) – Covas entrega honrarias aos participantes do projeto do Genoma do Amarelinho

(Com fotos)

seg, 21/02/2000 - 16h12 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas já está na Sala São Paulo para entregar as medalhas aos 192 pesquisadores e o troféu Árvore dos Enigmas aos 35 laboratórios que participaram do projeto do Genoma Xylella Fastidiosa.
Covas chegou acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lila Covas, do vice governador Geraldo Alckmin, e dos secretários estaduais José Aníbal (Ciência e Tecnologia), João Carlos de Souza Meirelles (Agricultura), José da Silva Guedes (Saúde), Celino Cardoso (Casa Civil) e Michael Paul Zeitlin (Transportes). O evento também está sendo prestigiado por dois ministros, Ronaldo Sademberg (Ciência e Tecnologia) e Paulo Renato de Souza (Educação).
O governador está sentado ao lado do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz.
Na entrada, emocionado, o diretor científico da Fapesp, José Fernando Perez, declarou que o evento é uma festa sem precedentes da ciência brasileira e que faz jus à qualidade do trabalho desenvolvido. ‘É muito gratificante ver a iniciativa do Governo do Estado em reconhecer e dar essa ênfase para o resultado deste trabalho, cujo impacto é internacional’. Para Perez, a ciência brasileira está sendo reconhecida e São Paulo tem uma participação muito forte neste mérito. ‘Este projeto fez a ciência dialogar com a sociedade com o Poder Público e até com a imprensa, porque teve desdobramentos que remeteram a problemas concretos de importância socioeconômica para o País’, disse ele, referindo-se à praga do amarelinho, que já comprometeu um terço dos 200 milhões de pés de laranja no Brasil. O pesquisador também destacou que o projeto mostra o grau de competência do setor científico nacional. ‘Esse grau de competência permitiu termos essa ousadia’, concluiu.
A abertura do evento foi feita pelo jornalista Joelmir Beting, que destacou a importância do projeto que foi assunto de capa na Internet neste fim de semana.
Depois da abertura do jornalista, os presentes assistiram à exibição de um vídeo institucional sobre o Projeto Genoma Xylella Fastidiosa.
Após a entrega das honrarias haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk e da regente do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, Naomi Munakata.