(Flash 17h20) – Governador Mário Covas é homenageado na 16ª Convenção da APAS

nd

seg, 15/05/2000 - 14h17 | Do Portal do Governo


São Paulo – O governador Mário Covas, acompanhado de Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade, recebeu homenagens durante
a 16a Convenção da APAS, realizada nesta segunda-feira, dia 15, no Expo Center Norte, na Capital paulista. Ambos foram presenteados com uma tela a óleo alusiva aos 500 anos de Descobrimento do Brasil. Na ocasião, Covas ressaltou o papel fundamental do setor, que apontou um faturamento superior a R$ 24 bilhões, representando 85% do abastecimento de alimentos em todo o Estado. O segmento, disse ele, oferece mais de 176 mil empregos diretos, sendo um bom indicador dos rumos da economia.
O presidente da ABRAS (Associação Nacional de Supermercados), Humberto Pires de Araújo, assinou convênios que estabelecem mais avanços às áreas econômica e social. Um deles diminui a burocracia na solicitação de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), facilitando a linha de crédito a pequenas e médias empresas supermercadistas. Outro, voltado à área social, cria o cartão de crédito APAS, destinado a famílias de baixa renda, que ganham acima de R$ 180,00. O presidente da APAS anunciou, ainda, a parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, no que se refere à Campanha do Agasalho. “Colocaremos postos de arrecadação nas lojas e entregaremos as roupas doadas diretamente às primeiras-damas dos municípios”, acrescentou. A medida provocou um discurso emocionado de Lila Covas, que lembrou do apoio maciço dos supermercadistas por ocasião do lançamento do Programa “Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho”. Esse programa gera estágios a jovens do ensino médio, com a colaboração do empresariado.
A Convenção terá um ciclo de palestras até o próximo dia 18, contando com supermercadistas, autoridades, consultores e técnicos do setor, enquanto os avanços tecnológicos são exibidos em uma feira paralela. São 300 empresas expositoras, em mais de 20 mil metros quadrados de estandes, que irão receber cerca de 37 mil executivos.

Rogério Cantoni/Fernanda Spinelli