(Flash 17h00) – Covas acompanha blitz na Zona Leste da Capital

Operação conjunta teve o apoio de 150 policiais civis, 153 militares e 30 fiscais da Secretaria da Fazenda

sex, 07/04/2000 - 17h28 | Do Portal do Governo

São Paulo – Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar surpreendeu a população da Zona Leste da Capital, na manhã desta sexta-feira, dia 7. Enquanto se observava a ostensiva movimentação de equipes da Polícia Civil, policiais militares faziam um ‘pente fino’ distribuídos em comandos de rua por toda a extensão da Avenida Rio das Pedras, entre os bairros de Jardim Aricanduva e São Mateus. A ação repentina teve como foco principal os inúmeros estabelecimentos de revenda de autopeças, um comércio bastante representativo na região, com grande concentração de desmanches.
A sequência de vistorias contou com a participação de 150 policiais civis e 100 viaturas, 153 policiais militares e 38 viaturas da Tropa de Choque, 32 peritos da Polícia Técnica e 30 fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda. Uma comitiva de autoridades circulou por aproximadamente 30 lojas e oficinas, deparando com inúmeras irregularidades, obrigando a acionar tanto a força policial para efetuar detenções, como o rigor dos fiscais da Fazenda, que autuaram lojas com documentação irregular.
O diretor do Depatri, Godofredo Bittencourt, disse que “o saldo da blitz revelou números alarmantes, pois foram detidas 11 pessoas, enquadradas no artigo 311, por formação de quadrilha, e 6 veículos roubados foram apreendidos”. Alguns dos proprietários de lojas, ao perceberem a presença policial, fugiram do local. “Encontramos diversos carros em pedaços e, em um dos desmanches, recolhemos mais de 100 motores com numeração adulterada. Tratava-se de um depósito com paredes falsas, repleto de veículos desmontados. Até uma BMW”, contou Bittencourt.
O cenário foi visto de perto pelo governador Mário Covas, que seguiu a comitiva também composta pelo secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi. “Esse é o crime que mais se comete em São Paulo e precisamos rever certas leis – até mesmo federais – para coibir a ação dos bandidos”, disse Covas.
O governador não atribuiu a operação de hoje a um ato isolado, pois as polícias, segundo ele, também agem na mesma proporção no combate às drogas e ao porte ilegal de armas em todo o Estado. É sempre bom lembrar – comentou Covas – que a atual administração realiza nove mil prisões por mês, contra duas mil registradas no início do governo.
Na opinião do secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, “essa blitz é fundamental para diminuir a quantidade de furtos e roubos de carros, pois sabemos que o desmanche é o endereço certo quando isso acontece”. Petrelluzzi considerou a blitz muito bem-sucedida, acrescentando que, hoje em dia, não é tão difícil regularizar um veículo roubado. “Há leilões indiscriminados de veículos e facilidades na legislação, que devem ser revistas”, arrematou o secretário.

Rogério Cantoni/ Elaine Oliveira