(Flash 13h15) – Covas anuncia apoio ao Timor Leste

nd

seg, 03/04/2000 - 13h29 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai ajudar o presidente do Conselho Nacional da Resistência Timorense, José Alexandre Xanana Gusmão, na reconstrução do Timor Leste. O anúncio foi feito pelo governador Mário Covas nesta segunda-feira, dia 3, no Salão de Despachos do Palácio dos Bandeirantes, durante visita oficial de Xanana Gusmão. Covas informou que São Paulo, com autorização da Assembléia Legislativa, está oferecendo ao Timor Leste uma escola, que poderá ser construída no momento que Gusmão achar mais adequado.
Além disso, o governador ofereceu também ajuda técnica aos timorenses, com o envio de profissionais para ajudar na reconstrução administrativa do governo e em projetos nas áreas de saúde, educação, habitação e agricultura, como na cultura do café, que já existe no Timor.
Covas afirmou que São Paulo quer estar presente no Timor Leste e que o Governo Federal já fez ofertas de colaboração nesses terrenos. ‘Vamos mostrar nossa identidade com o Timor. Somos dois países que têm uma série de afinidades de natureza cultural, língua, entre outras. O Timor é o oitavo país no mundo a adotar a língua portuguesa. Não somos tantos assim, de forma que precisamos nos oferecer as mãos’, disse.
Além da comitiva de Xanana Gusmão, participaram do encontro os secretários estaduais da Habitação, Francisco Prado; da Saúde, José da Silva Guedes; do Trabalho, Walter Barelli; da Comunicação, Osvaldo Martins; de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita; chefe da Casa Militar, Olavo Sant’Anna e de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento, José Aníbal, o presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris e parlamentares.

Cintia Cury / Luiz Roberto Kamide