(Flash 12h40) – Governador Mário Covas inaugura a 7ª Vara Cível da Comarca de São Vicente

nd

sáb, 22/01/2000 - 12h40 | Do Portal do Governo

São Vicente – Com a presença do governador Mário Covas e dos representantes dos poderes Legislativo, Vanderlei Macris, e do Judiciário, Márcio Martins Bonilha, acaba de ser instalada a 7ª Vara Cível da Comarca de São Vicente. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Bonilha, lembrou que ‘a nova instância vem atender a necessidade de expansão dos serviços judiciários, contribuindo para o desafogo da vida forense local’.
Covas lembrou que não só São Paulo, mas o Brasil inteiro estão voltados para São Vicente nesse momento, e que ao longo do tempo a importância da cidade foi amortecida, mas é preciso retomar e relembrar isso. O governador contou ainda que, além de São Vicente ter sido a primeira vila do Brasil, em 1532, elegeu um juiz, um procurador, criou um conselho e até construiu uma cadeia. A cidade, lembrou Covas, não só administrava a Justiça como também dava condições para receber os resultados dela. Ressaltou que o Poder Judiciário é uma exigência da democracia porque o povo quer leis e isso o Legislativo faz, quer realização, e isso o Executivo faz, mas também quer a garantia dos seus direitos e defesa contra injustiças, que é o papel do Judiciário.
Para Macris, presidente da Assembléia Legislativa, com a união dos três poderes será possível garantir um futuro melhor não somente para São Paulo, mas para o País. Ele lembrou um pouco da história do Brasil, quando São Vicente foi a primeira capital do País e a primeira a ter a base do poder judicial firmado.
Em seguida foi descerrada a placa e inaugurado um monumento em homenagem ao ao município, que completa hoje 468 anos.

Magali Sampaio/Macedo Júnior