Fiscalização reprova botijão de gás de seis marcas

Fiscais do Ipem-SP vistoriaram 36 postos revendedores de GLP em nove municípios do Estado

sex, 23/05/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

Técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizaram 36 postos revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em nove municípios do Estado de São Paulo, no sábado, 10. O objetivo da operação, denominada “Sucuri”, é examinar se o volume do gás contido no botijão, declarado pelo fabricante, corresponde ao que o consumidor realmente adquire.

Os fiscais encontraram botijões de GLP (o popular “gás de cozinha”) com menos quantidade do que os 13 kg anunciados em seis revendedores credenciados de envasadoras de gás no Estado. O que ocorre nesses casos é que a envasadora é autuada, podendo receber uma multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, e o comerciante é notificado a retirar o lote defeituoso do ponto de venda.

Em Piracicaba foram visitados dez depósitos. Em depósito da Servgás, faltavam 2,85% (371 g) na média de 32 botijões de um lote existente no ponto de venda quando houve a fiscalização. Já em depósito da Maxgás, faltava em média 1,66% (216 g) nos 20 botijões do lote examinado. Também em Piracicaba, em depósito da Supergasbrás, numa amostra de 14 botijões foi encontrado um botijão com 1,05 kg a menos do que os 13 kg devidos.

A fiscalização verificou cinco depósitos em Jaú e no depósito da Minasgás um botijão dentre as 20 amostras apresentou a falta de 1,83 kg. Na cidade de São Paulo foram fiscalizados quatro depósitos de gás. Dos 20 botijões examinados em revendedor da Liquigás, um botijão chegou a apresentar 870 g a menos.

Por último, o Ipem-SP fiscalizou quatro depósitos em Ribeirão Preto e Araraquara e detectou a falta de 440 g em um dos botijões no lote de 20 examinados em um depósito da Ultragaz em Araraquara.

No total as equipes do Ipem fiscalizaram nove municípios nesta operação: Tupã, Araçatuba, Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí.

Dicas ao consumidor

O Ipem-SP aconselha ao consumidor adquirir botijões somente em distribuidores e revendedores autorizados e em caminhões das próprias empresas. Observe a tara (peso do recipiente vazio) que todo botijão deve ter gravado. O peso do botijão colocado numa balança, descontando-se a tara, deve ser de 13 kg (ou 45 kg no caso do botijão maior).

Em caso de dúvidas sobre o peso do produto, o consumidor pode recorrer à ouvidoria do Ipem-SP. Pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

Do Ipem-SP

(I.P.)