Fiscalização em Itu autua 13 caminhões-tanque

Um dos veículos foi autuado por transportar por volume sem o devido Certificado de Verificação Volumétrica

qui, 01/03/2007 - 19h20 | Do Portal do Governo

Mais uma ação de fiscalização em transporte de produtos perigosos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, ocorreu na quarta-feira, 28, na Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, município de Itu. Trinta caminhões-tanque foram inspecionados, 13 autuados (44% dos veículos fiscalizados).

Dos autuados, oito (62%) tiveram o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendido. Esse documento é obrigatório para o tráfego em todo o território estadual. Para a obtenção de novo certificado, o veículo deve sanar todas as irregularidades apontadas pelo instituto e passar por nova inspeção.

Um dos veículos foi autuado por transportar por volume sem o devido Certificado de Verificação Volumétrica e outro teve o CIPP retido por estar vencido.

As maiores falhas detectadas pelos técnicos nessa operação foram encontradas nos freios dos eixos. Problemas com pneus em mau estado, nos sistemas de suspensão, iluminação, sinalização e nos equipamentos de segurança, como é o caso dos extintores, também foram irregularidades que geraram as autuações.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania