Fiscalização autua seis caminhões-tanque e três documentos

O comando procurou irregularidades em 25 caminhões-tanque na Marginal Tietê

qui, 15/02/2007 - 19h37 | Do Portal do Governo

Terminou na tarde desta quarta-feira, dia 14, mais uma operação de fiscalização em transportes de produtos perigosos, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, na capital paulista.

O comando, organizado no recuo do PAT (Posto Avançado de Trânsito) Castelo Branco, na Marginal Tietê, próximo à ponte Anhanguera, com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da Polícia Militar, fiscalizou 25 caminhões-tanque, dos quais seis foram autuados (24%). Desses, metade teve o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendido pelos técnicos do instituto.

Um dos veículos apresentou vazamento de álcool combustível por uma das válvulas de descarga e outros dois estavam com inúmeras irregularidades, o que resultou na retenção do documento obrigatório para o transporte.

As irregularidades mais constatadas na operação foram trincas nos anéis de reforço do tanque e nos dispositivos que seguram o tanque no chassi do caminhão. Também foram constatados chassis trincados e pneus em mau estado de conservação.

Todos os responsáveis ou proprietários dos veículos autuados têm 15 dias, a partir da constatação das infrações, para apresentar defesa junto à Superintendência do Ipem-SP, após esse prazo, ocorre uma análise jurídica e administrativa de cada caso para se estipular a penalidade administrativa cabível, que pode ser uma advertência ou pagamento de multas de até R$ 2.500, dobrando na reincidência.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)