Fiscais suspeitos de fraude do ICMS são alvo de nova operação

Três agentes fiscais de renda estaduais foram detidos em sequência à Operação Zinabre

qui, 13/08/2015 - 16h38 | Do Portal do Governo

A Corregedoria Geral da Administração (CGA), o Ministério Público Estadual (GEDEC/GAECO) e a Polícia Civil (DPPC) cumpriram nesta quinta-feira (13) mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça contra três fiscais de renda do Estado de São Paulo.

Foram presos Newton Cley de Araújo, ex-Delegado Regional Tributário de São Bernardo do Campo; Emílio Bruno, ex-Delegado Tributário de Santos, e Malvino Rodrigues, Inspetor Fiscal aposentado, em sequência à Operação Zinabre desencadeada no dia 24 de julho, em ação conjunta do Governo do Estado e do Ministério Público Estadual.

A operação investiga esquema de corrupção de fiscais de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) por cobrança de propina de empresas. Sete ordens de prisão foram cumpridas contra fiscais estaduais em 24 de julho – com as três desta quinta, são dez detidos. “As investigações continuam, o processo criminal agora toma o seu curso e em paralelo ao Ministério Público e à Corregedoria, também continuam as suas apurações e as suas investigações”, declarou o Corregedor Geral do Estado, Ivan Francisco Pereira Agostinho. 

As prisões desta quinta-feira ocorreram em Taubaté, em Santo André e em São Paulo. Com os três investigados foram apreendidos documentos, como escrituras de imóveis, US$ 30 mil e R$ 30 mil em espécie, e dois carros de luxo blindados: um Mercedes-Benz e um Mitsubishi.

A denúncia imputa aos fiscais os crimes de exigir vantagem indevida em razão do cargo (previsto na Lei de Crimes contra a Ordem Tributária) e formação de quadrilha. A investigação criminal prossegue para apurar a existência de outros fatos criminosos, lavagem de dinheiro e para a identificação de partícipes.

Do Portal do Governo do Estado