Fiscais do Ipem verificam peso do pescado congelado

Produto é um dos que apresentam mais irregularidades

qua, 03/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à  Secretaria  da  Justiça e da Defesa da Cidadania, realizam nesta quarta e quinta-feiras, 3 e 4, a Operação Contrapeso. O objetivo é reforçar a fiscalização  para  combater  irregularidades na venda de pescado  congelado, um dos produtos que mais apresentam irregularidades.  Para  análise, foram coletados 24 lotes do produto em pontos de venda de todos os portes de São Paulo.

Em  2009,  foram realizados 116  exames em  pescado  congelado  e 30%  apresentaram  erros.  No  ano  anterior, o índice de reprovação chegou a 71%, em dados apurados entre abril e dezembro.

Empresas  autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos  irregulares  e  têm  dez  dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A  partir  deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer   ao  serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a   sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, o intenauta pode levantar detalhes das ações diárias do instituto, além de informações sobre toda a legislação metrológica   e   da   qualidade   vigentes  no  País,  estatísticas  de fiscalização,  orientações  ao cidadão e empresários.

Do Ipem