Fiscais do Ipem reprovam oito lotes de pescado congelado

Índice de reprovação dos produtos vendidos em supermercados e similares foi de 36%

sex, 05/03/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Nos dois dias da Operação Contrapeso, para fiscalizar a quantidade em produtos congelados vendidos em supermercados e similares, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) reprovou oito (36%) dos 22 lotes examinados. Filé de peixe, camarão, lula em anéis, entre outros produtos congelados pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor) foram examinados no laboratório do Ipem na Capital Paulista nos dias 3 e 4 de março.

“Apesar de o setor de pescado congelado apresentar melhorias, nestes dois dias em que durou a operação especial, os fiscais do Ipem-SP ainda encontraram irregularidades na quantidade dos produtos, que estavam abaixo do peso declarado na embalagem, em um número significativo de amostras. Isso só vem reforçar a importância da fiscalização para coibir erros que são difíceis do consumidor perceber”, afirmou o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Em 2009, 116 exames foram realizados em pescado congelado e 30% dos lotes apresentaram erros. O índice de reprovação chegou a 71% dos 63 lotes examinados entre abril e dezembro de 2008.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100,00 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem