Fiscais do Ipem e da Fundação Procon autuam empresas de jardinagem

Operação Flora analisou 68 produtos no interior de São Paulo. Destes, 29,41 % estavam irregulares

ter, 11/09/2012 - 9h02 | Do Portal do Governo

Uma ação conjunta entre a Fundação Procon-SP e o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), instituições vinculadas à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, examinou nesta segunda-feira, 10, produtos destinados à jardinagem e a horticultura como, sementes, adubos, inseticidas e fertilizantes.

A “Operação Flora” esteve em sete laboratórios no interior de São Paulo (Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto) e dos 68 produtos verificados, 29,41% estavam irregulares. O objetivo da fiscalização era conferir se a quantidade do conteúdo do produto pré-medido (pesado sem a presença do consumidor) é a mesma indicada na embalagem.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que definirá o valor das multas. As cobranças podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência. “Apesar da redução de 48% para 29,4% este ano, ainda estamos atentos neste segmento. Nossa meta é reduzir a zero as irregularidades”, disse o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado.

Do Portal do Governo do Estado