Fique por dentro do melhor de Tupã

Repleta de curiosidades culturais, a cidade reconta a história dos indígenas e dos imigrantes que povoaram a região

sex, 23/09/2016 - 20h09 | Do Portal do Governo

Tupã, no interior de São Paulo, é um destino para quem se encanta pelos traços do passado. A começar pelo nome, que quer dizer “espírito bom”, evocado pelos indígenas ocupantes da região onde está instalado o município. A fim de deixar viva a rica história dos nativos, a cidade conta com espaços capazes de representar as comunidades indígenas.

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é um deles. Considerado um dos mais importantes acervos etnográficos do país, o local tem 38 mil peças diferentes sobre os indígenas, desde os Kayapó aos Yanomámi – incluindo os Kaingang e Krenak. Muitos destes povos indígenas ainda vivem na região.

A cidade foi escolhida por muitos imigrantes responsáveis pelo crescimento populacional e econômico.  Entre eles estão os japoneses, os portugueses, os espanhóis, os sírios e os letos. Esses últimos, aliás, têm parte de suas trajetórias contadas no Museu Janis Edirberg, criado em 1941, composto por 150 itens.

Além de todo o acervo cultural, Tupã também é um destino para quem gosta de ter contato com o verde. A Fazenda Palma é uma boa dica. Com uma área de área de 303 alqueires e reserva nativa, ela conta com cachoeiras, trilha ecológica e casas típicas dos letos.

Tupã, definitivamente, reúne a tranquilidade das pequenas cidades, a volta ao passado e variedades de opções na hora do lazer.

Do Portal do Governo do Estado