O financiamento de projetos sustentáveis, concedido pela agência Desenvolve SP, chegou ao patamar de R$ 100 milhões. A agência tem uma linha de crédito, denominada Linha Economia Verde, voltada a estimular iniciativas verdes em pequenas e médias empresas paulistas.
O setor da indústria destacou-se nesse nicho, sendo responsável por mais da metade do valor emprestado pela instituição, R$ 52 milhões. O restante foi investido pelo setor do comércio e pelas empresas prestadoras de serviços.
Entre os principais projetos sustentáveis financiados estão a compra e instalação de biodigestores para tratamento de resíduos, placas solares, aerogeradores e caldeiras a biomassa; substituição ou adaptação de veículos movidos a gasolina por etanol; adaptação de sistemas de tratamento de esgoto para processos anaeróbios com recuperação e queima de metano, geração de energia elétrica ou térmica com biogás de aterro e a adequação de edificações para o reuso de água, eficiência energética e aplicação de retrofit.
As empresas com atendidas estão localizadas nas Regiões Administrativas de Bauru, Barretos, Campinas, Central, Franca, São José dos Campos e Região Metropolitana de São Paulo.
Do Portal do Governo do Estado