Final de ano aumenta risco de estresse

Evitar overdose de atividades nesta época faz bem para a mente

seg, 15/12/2008 - 13h50 | Do Portal do Governo

Encontros com amigos que não vemos sempre, amigo secreto da empresa, da escola, da família. Compra de presentes, shopping lotados, estradas cheias, correria para finalizar as atividades do trabalho, planejamento de novos projetos. O acúmulo de atividades nesta época contribui para o chamado “estresse de fim de ano”.

Para evitar esse problema, a Secretaria da Saúde alerta para a necessidade de limitar o número de atividades no final do ano. A overdose de compromissos, aliada à ansiedade, medos, nostalgia e lembrança de parentes que já morreram podem acentuar os quadros de estresse.

“Cada pessoa tem uma forma de lidar com o fim do ano. O importante é não deixar tudo para ser resolvido nos últimos dias de dezembro. O melhor é ser feliz, agora”, avisa a psicóloga Ana Lúcia Vicentini, do Centro Integrado em Saúde Mental Água Funda, órgão da Secretaria.

Segundo ela, também são comuns os casos de pessoas que se sentem pressionadas pelo fim de ano a terem relacionamentos sociais, embora não se sintam confortáveis com a situação. “Conheço pessoas que tiram férias durante o mês de dezembro e viajam só para não terem que participar das inúmeras confraternizações desta época”, diz. “O importante é não projetar toda a vida para o próximo ano e buscar alcançar um equilíbrio nas relações interpessoais para que não haja um desprendimento exagerado de energia”, conclui a psicóloga.

Da Secretaria da Saúde