Fim de semana terá intervalos maiores entre os trens em linhas da CPTM

Ramais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos terão alterações em horários por causa de obras e modernizações

sex, 11/10/2019 - 13h27 | Do Portal do Governo

A Linha 9-Esmeralda, da CPTM, voltará a sofrer intervenções por conta das obras da Linha 17-Ouro, do Metrô, no próximo sábado (12) e domingo (13). Durante toda a operação comercial, não haverá circulação de trens entre Santo Amaro e Berrini.

Ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), gratuitos, serão disponibilizados para atender o trecho afetado. Confira a programação e planeje a viagem no fim de semana:

Sábado (12)

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Durante toda a operação comercial, os trens não circularão entre as estações Santo Amaro e Berrini, em razão das obras da Linha 17-Ouro, do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido.

Domingo (13)

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Ao longo de toda a operação comercial, serão realizadas intervenções no sistema de energia entre Jandira e Itapevi. Das 9h às 18h, os serviços estarão concentrados na via entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Durante toda a operação comercial, os trens não circularão entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido.

Além disso, haverá obras de modernização de via e do sistema de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Por esse motivo, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Das 8h30 às 18h, os serviços serão executados na via nas proximidades da estação Mauá. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)

Ao longo de toda a operação comercial, serão realizadas obras de modernização do sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Das 4h às 20h, também haverá obras de modernização na via nas imediações da estação Suzano. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)

Durante toda a operação comercial, os serviços ocorrerão no sistema de energia entre as estações Itaim Paulista e Jardim Romano. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Modernização

Executar as obras de modernização e de manutenção, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, nos fins de semana, feriados e madrugadas.

Contudo, essas atividades garantem a melhor qualidade do serviço oferecido aos 3 milhões de passageiros que utilizam os 273 quilômetros de linhas da companhia durante os dias úteis.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a companhia coloca à disposição a Central Atendimento, pelo telefone 0800-055-0121.

Também é possível saber a situação das linhas no site www.cptm.sp.gov.br e pelo aplicativo da companhia.