Filmes exibidos na Base Comunitária aproximam PM dos moradores

Projeto Cinema na Praça já exibiu cerca de 200 fitas para moradores da Vila Guilherme, na capital

ter, 29/01/2008 - 19h32 | Do Portal do Governo

Há pouco menos de três anos, os policiais da Base Comunitária de Segurança Oscar da Silva, na Vila Guilherme, zona norte da capital, iniciaram um projeto que foi o marco na mudança no relacionamento entre a Polícia Militar e a comunidade. Os moradores se reúnem, na esquina das ruas Maria Cândida com Coronel Jordão, todas as sextas e sábados, para assistir os filmes do ‘Cinema na Praça’. Desde abril de 2005, cerca de 200 filmes já foram exibidos gratuitamente no local. “Já teve sessão com 80 pessoas”, conta orgulhoso o sargento Luis Carlos Pereira, de 41 anos, que ressalta que as cópias são cedidas por uma locadora da região.

Às 19 horas da última quita-feira, 24, véspera do feriado do aniversário da Cidade de São Paulo, que motivou a antecipação da exibição, cerca de 20 pessoas marcaram presença na Base Comunitária. Eles ficam sabendo detalhes da programação por meio de folders colocados na unidade e pela propaganda “boca a boca” das crianças, que representam a maioria do público. “Elas chegam aqui cedo, por volta das 13 horas, e ficam ansiosas perguntando quando começará o filme”, declara Pereira. Ricardo Gomes da Silva, de 7 anos, é uma dessas crianças. “Aqui é muito legal. Tenho muitos amigos aqui. Venho com meu padrinho, meu primo e minha tia.”

Os idosos apóiam a iniciativa e também estão entre o público cativo. O senhor Aníbal Freire, de 57 anos, conhecido por Xuxa, que visita a praça há seis meses e já se tornou amigo de todos os policiais, é um bom exemplo disso. Xuxa chega a base sempre por volta das 9 horas da manhã, retorna para sua casa para almoçar, e depois volta para a praça onde fica até umas 17 horas. “Se você vier aqui, pode ver que nunca me pegará triste. E se perguntar pelo Xuxa, verá que todo mundo aqui me conhece” diz o animado senhor, que é diabético e anda em uma cadeira de rodas motorizada.

O sargento Pereira ressalta que o evento ocorre também em datas festivas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças. “No Natal de 2007 sorteamos uma bicicleta e distribuímos brinquedos para a criançada. Mais de 80 crianças compareceram na Base Comunitária de Segurança”. Ele informou que aos sábados o movimento é sempre maior, principalmente em dias ensolarados.

O projeto ‘Cinema na Praça’ contribuiu muito, de acordo com Pereira, para a integração entre a PM e a comunidade. “As crianças freqüentam a Base o dia inteiro, antes nem passavam na porta. Elas têm liberdade para brincar e a relação com os policiais é bem próxima”, declara o sargento, que em seguida é abraçado por Jonatas Brás, de 8 anos. “É por isso que eu gosto dele”, diz o garoto. O sargento informou que os 17 policias da unidade participam voluntariamente do projeto.

Inclusão social

“Mães vêm pedir orientação sobre drogas. Elas pedem para irmos até a casa delas e conversar com os filhos para tentar trazer eles de volta a sociedade. Nós indicamos o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) e tratamentos. Muitos não possuem condições de pagar uma clínica particular, por isso procuramos conversar com os jovens. Hoje veio uma senhora pedindo que fossemos conversar com o filho dela que é usuário de drogas. Através desses projetos, mesmo sendo usuários de entorpecentes, eles vem à praça. A gente tenta dialogar, mas se o jovem não quiser se ajudar, não adianta” relata o sargento.

Os policiais ainda estão tentando realizar outro projeto com ex-internos da Fundação Casa que estão em liberdade assistida. Pereira conta que eles vão todo mês assinar e assistir aulas de música “Falta patrocínio para colocar esse pessoal na música. Queremos fazer com que eles aprendam a tocar um instrumento para tirá-los dessa vida”.

Carolina Ionta

Da Secretaria Estadual de Segurança Pública

(I.P.)