Filhos de servidores assistem à peça no Palácio do Bandeirantes

Teatro Criança Ecológica desperta atitudes de preservação ambiental

qua, 16/12/2009 - 16h15 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes conheceu um público diferente do que está acostumado. Centenas de crianças, filhos de servidores estaduais, puderam conferir uma apresentação especial do espetáculo teatral “Criança Ecológica”.

A peça faz parte do programa da Secretaria do Meio Ambiente que implanta uma proposta inovadora de educação ambiental para despertar nas crianças atitudes para melhorar a qualidade da vida e do planeta.

Encantados por Frida Flor, que luta pela preservação das florestas; Bob Água, que cuida da limpeza dos rios; Fred Fauno, amigo dos animais; Max Limpo, que luta contra a poluição; e Nika Valente, preocupada com o aquecimento global, a criançada aprendeu um pouquinho mais sobre como preservar o meio ambiente. Além disso, os vilões Dick Poluição, malvado com os animais; e Poli Vigarista, uma garota má e consumista, instigaram os novos, e pequenos, protetores da natureza.

Criança Ecológica

O projeto teve início em março de 2009 com a inauguração do espaço Villa Ambiental, no Parque Villa-Lobos. Até o final do ano, cerca de 20 mil alunos, de mais de 600 escolas do todo o Estado, visitaram um dos 21 espaços do projeto. “As crianças aprendem os conceitos da ecologia, e mais do que isso, são estimuladas a terem novas atitudes ambientais. Se tornam pequenos militantes em defesa da natureza”, disse o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Os espaços de visitação abordam os temas do livro dentro das agendas ambientais – Azul (água), Verde (fauna e flora), Cinza (poluição) e Amarela (aquecimento global e educação para a vida).

O agendamento de visitas deve ser feito pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br. Lá, a escola faz o cadastramento e escolhe um dos locais para visita. O site também disponibiliza jogos, brincadeiras e informações sobre meio ambiente.

Além dos espaços, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu mais de 100 mil exemplares do livro “Criança Ecológica – Sou dessa Turma!” atendendo mais de 400 municípios paulistas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria do Meio Ambiente