Fila do transplante em SP tem 10% de pacientes de outros estados

Minas e Bahia lideram inscrições na lista da Central de Transplantes

qui, 24/07/2008 - 18h09 | Do Portal do Governo

Minas Gerais e Bahia são os estados que mais inscrevem pacientes na lista de espera para transplante em São Paulo. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados da Central de Transplantes.

Das 15,2 mil pessoas que aguardam por um órgão ou córnea em São Paulo, 1.418, ou seja, 9,3%, moram em outros estados. Do total de pacientes na fila paulista, 332 são de Minas Gerais, 212 da Bahia e outros 168, do Rio de Janeiro.

A lista para transplante de pâncreas é a que mais registra pacientes de fora de São Paulo, com 35,9% morando fora do Estado de São Paulo. Outros 22,9% de pacientes moradores de outros estados aguardam por um transplante simultâneo de pâncreas e rim, e 18,1% estão na fila paulista do fígado. Há ainda 12,8% na lista de córneas.

Não há impedimento legal para que um paciente de determinado estado esteja na fila para transplante de outro. Basta que a equipe médica que realizará a cirurgia seja do mesmo estado onde a pessoa está inscrita. Mas não é permitido que um mesmo paciente esteja simultaneamente na lista de dois ou mais estados.

“São Paulo é um estado concorrido porque possui infra-estrutura adequada e realiza 45% de todos os transplantes do país. Os principais hospitais e equipes médicas especializados nesse tipo de cirurgia estão em São Paulo”, afirma o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Luiz Augusto Pereira.

Da Secretaria da Saúde