Figurinos de programas infantis são destaque de mostra da TV Cultura

Infância e Fantasias reúne roupas originais de atrações de grande sucesso

qui, 04/10/2007 - 10h37 | Do Portal do Governo

Que tal embarcar numa viagem de volta ao passado ao lado de personagens como o histórico pássaro Garibaldo, da série Vila Sésamo, transmitida em 1972? Ou de personagens do Cocoricó, Bambalalão, Catavento, Castelo Rá-Tim-Bum e X-Tudo?

O passeio, que promete agradar e encantar crianças, adultos e, principalmente, quem acompanhou um dia a programação infantil da TV Cultura, na verdade é a exposição Infância e Fantasias. Começa dia 5 de outubro na Caixa Cultural e segue até 9 de dezembro, data de encerramento.

O objetivo é resgatar a memória dos personagens da programação infantil da emissora por meio da exposição de figurinos originais de seus programas. Infância e Fantasias vai além, ao agregar atividades como um painel com imagens e croquis de figurinos; TVs Bonecos (televisores fantasiados com as temáticas dos programas, onde poderão ser assistidos alguns dos episódios mais marcantes daqueles seriados); o guarda-roupa do Júlio, personagem central do Cocoricó, e muitos outros.

A mostra inova ao trazer atores, diretores e profissionais dessas produções para interagir com os visitantes, em diferentes dias, sobre as atrações em foco. A partir de 20 de outubro, haverá palestras aos sábados, às 11 horas, com a participação dos profissionais que trabalham nas produções.

Além do estímulo à curiosidade e à imaginação de crianças e adultos, a idéia é trazer informações que possibilitam reflexões sobre a vestimenta como extensão da personalidade das pessoas e personagens. Mostrar, por exemplo, que em televisão, criar figurinos é um trabalho especializado que abrange técnica e arte, conhecimento e criatividade, experiência que deve ser vivenciada por pais, filhos e estudantes. 

Restauração de bonecos – Ao desenvolver o projeto, a Fundação Padre Anchieta definiu objetivos e características da mostra, buscando parceria com a Caixa Cultural. Coube a Marcelo Oka, criador do cenário do Castelo Rá-Tim-Bum, criar e realizar o projeto cenográfico da exposição, que se destaca pela preservação da memória. Foi necessária toda documentação histórica, catalogação de documentos e materiais, ponto de partida para uma série de outros projetos a serem desenvolvidos na Cultura, como a restauração dos bonecos, feitos de material frágil. A recuperação de cada figurino a ser exposto teve a coordenação da figurinista Isabela Teles, responsável pelo setor de figurinos da emissora. “A restauração, que durou cerca de quatro meses, teve momentos muito especiais”, diz Isabela. Só na parte de restauro e figurinos participaram mais de 30 pessoas, entre figurinistas, costureiras, técnicos de efeitos especiais e pintores de arte. Segundo Isabela, o personagem Garibaldo deu mais trabalho, pois estava muito depenado, já que tem uma estrutura de mais de 30 anos. Para se conseguir o efeito desejado, a figurinista recorreu a fotografias e ao departamento de efeitos especiais que ajudou a remontar as penas. O tecido do bico foi virado do avesso, os olhos refeitos a partir de um olho original. Uma das mãos teve de ser reconstituída, assim como pernas e pés. “Enfim, temos um Garibaldo novo que vai emocionar a todos, como nos velhos tempos”.

A inauguração de Infância e Fantasias ocorre hoje, às 19h30, para convidados. Amanhã, o público poderá visitar – de terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas, na Praça da Sé, 111. 

Maria das Graças Leocádio

Da Agência Imprensa Oficial