FHC e Serra participam do projeto O Legado de Franco Montoro

Evento é gratuito e acontece nesta segunda-feira, 16

sex, 13/07/2007 - 18h25 | Do Portal do Governo

“O Legado de Franco Montoro” é a homenagem que a Fundação Memorial da  América Latina promove nesta segunda-feira, 16 de julho – sob a coordenação  do professor doutor José Augusto Guilhon de Albuquerque – ao personagem cuja  trajetória se confunde com a própria história da democracia brasileira: o  ex-governador André Franco Montoro, falecido exatamente há 8 anos.

O projeto, que se iniciou em maio com a gravação de depoimentos de  personalidades que conviveram com Montoro, visa recuperar, documentar,  registrar, expor e divulgar a herança intelectual, política e moral do governador, jurista, professor universitário e artífice da Campanha das Diretas Já.

Participam do seminário do dia 16 velhos companheiros da militância  política, como Fernando Henrique Cardoso e José Serra, intelectuais e o  senador chileno Andrés Zaldivar Larrai, líder histórico da democracia cristã  de seu país. Todos os envolvidos no projeto “O Legado de Franco Montoro” são  unânimes em afirmar que a importância e o papel da herança intelectual e do  exemplo moral e político de Montoro – que à época em que governou São Paulo não foi compreendido – tende a aumentar cada vez mais.

Conforme ressalta Fernando Leça, presidente do Memorial da América Latina e idealizador do projeto, “graças a sua firmeza de caráter, clareza de objetivos e tenacidade em alcançá-los, transparência em seus métodos de ação e grande poder de persuasão e articulação de interesses, Franco Montoro exerceu imensa liderança na cena pública brasileira por mais de trinta anos”, liderança essa que faz falta em tempos que a palavra “ética” parece ter perdido o sentido.

São parceiros do Memorial a Assembléia Legislativa de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, por meio do seu centro de documentação (CPDOC), e a Pontifícia Universidade Católica de SP. Montoro foi um dos articuladores na Democracia Cristã da idéia de se criar uma universidade católica. Lá ele lecionou a vida inteira. Um dos aspectos do seu legado pouco conhecido é a luta pela integração latino-americana, que pode ser resumida em sua frase: “Para a América Latina, a opção é clara: integração ou atraso”.

O projeto “O Legado de Franco Montoro” é constituído de acervo de depoimentos, exposição, seminário e edição de livro. Estão sendo ouvidas cerca de 100 personalidades, ligadas ou não à Democracia Cristã e ao PSDB, partido do qual Montoro foi um dos fundadores. É, pois, não apenas uma homenagem, mas um estudo sobre o homem e o político. E, a partir dele, uma reflexão sobre o passado que ilumina o presente e aponta caminhos futuros.

Faz parte do projeto “O Legado de Franco Montoro” uma exposição de fotos, livros, documentos e objetos dele.O acervo bibliográfico e documental doado ao Memorial em comodato pelo ILAM (Instituto Latino-americano) e documentos sob a guarda do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro – bem como outros objetos, fotos e documentos cedidos pelos amigos, parentes e outras instituições – compõem um amplo painel da vida pública de André Franco Montoro em suas diversas facetas.

Eles formam uma exposição, que ficará até o dia 27 de agosto na Biblioteca Latino-americana Victor Civita. Durante o seminário e na exposição será exibido ininterruptamente uma colagem de pequenos trechos dos depoimentos sobre Montoro.

São instantâneos da memória de pessoas como Andrea Calabi, Paulo Renato de Souza, Almino Affonso, Roberto Gusmão, Cândido Mendes, Jorge Nagle, Vanderlei Macris, Celso Lafer, José Pedro de Oliveira Costa, Silvio Sawaya, Antônio Hélio Guerra Vieira, Tito Costa, Quartim de Moraes, Adriano Murgel Branco, Luiz Carlos Bresser Pereira, João Quartim de Moraes, Carlos Alfredo de Souza Queiroz, Boris Fausto, João Hélio Marques Russo, Gilberto Dupas, Jorge da Cunha Lima, Michel Temer, D. Cândido Padim, Alceu de Amoroso Lima Filho, Marcos Mendonça, José Goldemberg, Audálio Dantas, Egydio Bianchi, José Gregori, Luiz Antonio Marrey, Clóvis de Barros Carvalho, Flávio Fava de Moraes, João Carlos Meirelles, Maria Luiza Marcílio, Antonio Angarita, José Carlos Dias, Bolivar Lamounier, Belisário dos Santos Jr,  Plínio de Arruda Sampaio, José Luiz Portella, Eva Blay, Antonio Rubens Costa de Lara e Alberto Goldman, entre muitos outros. 

Serviço:

O Legado de Franco Montoro

Evento Comemorativo da Herança Política, Administrativa e Moral de André Franco Montoro

14h – Abertura

1ª Mesa – Presidente: José Aristodemo Pinotti

14h30 – Fernando Henrique Cardoso: “A liderança política de Franco Montoro”

15h – Eduardo Muylaert: “Montoro professor de Direito: o ensino e a prática”

15h30 – Rubens Barbosa: “O latino-americanismo de Franco Montoro: pensamento e ação”

16h00 – Debates

16h30 – Coffee-Break

2ª Mesa – Presidente: Andrés Zaldivar Larrain (Chile)

17h – Marcos Giannetti Da Fonseca: “Plano de Governo: instrumento de mobilização da sociedade”

17h30 – José Augusto Guilhon Albuquerque: “Descentralização e participação: filosofia e prática de governo”

18h00 – José Serra: “Franco Montoro: ação de governo e ação política”

18h30 – Debates

18h50 – Encerramento

19h00 – Abertura da Exposição

Data: Dia 16 de julho

Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (estacionamento gratuito no portão 6 apenas no dia 16).

Informações: 3823.4600