FHC e Covas recebem cientistas do Projeto Genoma

nd

sex, 25/02/2000 - 15h15 | Do Portal do Governo

‘Não tenho palavras a não ser de gratidão e de reconhecimento a vocês e ao Governo do Estado de São Paulo, que tornou isso possível’, disse o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ao receber, nesta sexta-feira, dia 27, o governador Mário Covas e um grupo representando os 192 cientistas do Projeto Genoma. No Palácio da Alvorada, o presidente depois de assistir, ao lado de Covas e dos cientistas, o vídeo que explica a pesquisa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que sequenciou o genoma do amarelinho, acrescentou: ‘O que eu vejo aqui é uma prova de um novo Brasil que já existe’.
O feito científico do Projeto Genoma incluiu o Brasil no seleto clube de 15 grupos que dominam essa tecnologia. O País é o primeiro no mundo a realizar o seqüenciamento genético de um organismo que causa doença em plantas. O anúncio oficial deste feito foi dado pelo governador Mário Covas no dia 21 de fevereiro, na Sala São Paulo, quando foram distribuídas as Medalhas do Mérito Científico e Tecnológico, especialmente criada pelo Governo de São Paulo.
O presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou dos seus tempos de Universidade de São Paulo (USP), dizendo que participou da formação da Fapesp ao incluir Ciências Sociais no campo de pesquisa da Fundação. Disse ainda que um feito científico desta natureza não acontece de repente: ‘Deve-se a muitos anos de pesquisa, investimentos em intercâmbios, mestrados e doutorados que são financiados por instituições como Fapesp’.