FHC e Alckmin acompanham início da operação do Porta-Aviões São Paulo

Aviso de Pauta - Sábado, dia 28 - Cerimônia será realizada no Porto de Santos

sáb, 28/04/2001 - 9h02 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sábado, dia 28 – Cerimônia será realizada no Porto de Santos

O presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin acompanham neste sábado, dia 28, na cidade de Santos, a transferência do Porta-Aviões São Paulo para o Setor Operativo da Marinha do Brasil. O navio atraca no Porto de Santos às 8 horas e a cerimônia começa às 10h30.

A solenidade vai contar com as leituras das Ordens-do-Dia do diretor-geral do Material da Marinha e do comandante de Operações Navais e da Portaria do comandante da Marinha. Será feita ainda a leitura do oferecimento da Bandeira Nacional (oferecida pela Sociedade Amigos da Marinha) e do baú (arcaz) para sua guarda (oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo). Em seguida, o governador entrega a Bandeira Nacional para o comandante do navio, que será hasteada ao som do Hino Nacional.

O São Paulo foi adquirido pelo Brasil junto ao governo francês e vai substituir o antigo Minas Gerais na vigilância da área marítima do País, que é de cerca de 4,2 milhões de quilômetros quadrados.

O navio, que utiliza uma tripulação de 1.200 homens e vai operar com aeronaves de interceptação e ataque AF-1 skyhawk, poderá ser utilizado ainda por 20 anos. A embarcação estará aberta ao público para visitação neste domingo, dia 29, segunda-feira, dia 30, das 14 horas até o pôr-do-sol.

Data: Sábado, dia 28 de abril de 2001
Horário: 10h30
Local: Convôo do Porta-Aviões São Paulo
Armazém 30 do Porto de Santos
Presença do ministro da Defesa, Geraldo Quintão.