Feteps tem mais de 200 projetos de alunos em ambiente virtual

Na exposição, alunos mostram o que aprenderam nos cursos técnicos e nas graduações tecnológicas em projetos de diversas áreas

sex, 19/10/2018 - 12h20 | Do Portal do Governo

Pelo 12º ano consecutivo, a mostra online da Feira Tecnológica do Centro Paula Sousa (Feteps) foi ao ar com 238 trabalhos de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologias (Fatecs) e de parceiros de instituições estrangeiras.

Através da exposição, os alunos mostram o que aprenderam nos cursos técnicos e nas graduações tecnológicas em projetos de diversas áreas, como arte, sustentabilidade, saúde, gestão e informática.

Na Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, os alunos desenvolveram um aplicativo voltado para as pessoas que sofrem com ansiedade, chama-se Aplicativo de auxílio para portadores de TDAH. Seguindo o mesmo raciocínio está o jogo Rita Focus, da Etec Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina.

Pensando na necessidade de inclusão de pessoas, os alunos da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão, da capital, desenvolveram o Sistema inteligente de transporte para deficientes, que propõe sinalização sonora e em braile nos pontos de ônibus. Com a mesma inspiração, Inclusão digital para pessoas paraplégicas, da Fatec Osasco, foi desenvolvido por uma aluna com paralisia cerebral para facilitar a execução de tarefas simples por pessoas com essa condição.

Em sustentabilidade está presente o projeto Tijolo Ecol, da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena, fabricado com resíduos da estação de tratamento de água do município e da casca de coco. Já os estudantes da Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras, tiveram a ideia de utilizar o bagaço e as cinzas da indústria da cana-de-açúcar para fabricação de lápis.

Todos os projetos podem ser conhecidos, online, por meio de vídeos explicativos, resumos e relatórios, que esclarecem seu conceito e aplicabilidade.