Fetaesp, Contag e Brasil Ecodiesel lançam projeto de biodiesel para São Paulo

A região do pontal do Paranapanema será a primeira beneficiada

qua, 02/05/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

Fetaesp, Contag e Brasil Ecodiesel lançam dia 7 de maio em Presidente Prudente o maior projeto de produção de biodiesel para o estado de São Paulo. A região do pontal do Paranapanema será a primeira beneficiada.

De um lado a FETAESP ( Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de São Paulo), entidade responsável por 800 mil trabalhadores rurais paulistas e por 210 mil famílias de agricultores familiares e de outro lado a CONTAG ( Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e a Brasil Ecodiesel, empresa que ocupa a liderança no mercado brasileiro de biodiesel.

Três grandes entidades juntas para enfrentar o desemprego que cresce assustadoramente na lavoura paulista depois da invasão da cana de açúcar em praticamente todo o estado. As pequenas propriedades estão desaparecendo e onde existia a cultura diversificada o que se vê hoje é a monocultura da cana predominando em larga escala.

Desemprego na zona rural paulista

O presidente da FETAESP, Braz Albertini, um dos mais preocupados com o atual quadro de desemprego no campo, acelera o número de cursos profissionais em todas as bases sindicais filiadas a entidade, na esperança de preparar o trabalhador rural para novas atividades na zona rural. Entre os trabalhadores rurais beneficiados estão os cortadores de cana, agricultores familiares e assalariados rurais .

No caso dos cortadores de cana o desemprego é ainda maior devido a entrada acelerada de máquinas nos canaviais pelas Usinas. Além dos cursos oferecidos, uma média de 40 ao mês ( aumento de 50% em relação a igual período do ano passado) a FETAESP espera realizar durante todo o ano um total de 400 cursos, contra 140 realizados em 2006.

Todos estes cursos são realizados graças a parceria Fetaesp e Senar.(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ) . Albertini afirma que a FETAESP está fazendo a sua parte na luta contra o desemprego na zona rural mas considera que é preciso buscar uma solução urgente para este setor. Outra saída para ajudar o trabalhador rural paulista é o programa do biodiesel.

Biodiesel

A parceria FETAESP, CONTAG e Brasil Ecodiesel está saindo do papel e terá seu lançamento na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, na cidade de Presidente Prudente.

O evento está marcado para às 9 horas da manhã no Campus II da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista, com a presença de Prefeitos, lideranças rurais, sindicatos de trabalhadores rurais filiados, Contag e Brasil Ecodiesel.

Pelo projeto, o estado de São Paulo inicia sua produção de biodiesel já no segundo semestre, pelo pontal do Paranapanema, atendendo pedido feito recentemente pelo Governador José Serra que busca meios para desenvolver esta região paulista.

A Brasil Ecodiesel fará um grande levantamento técnico da região e pretende utilizar o girassol e a mamona numa área inicial de 5 mil hectares. Nesta primeira etapa serão beneficiados, em média, duzentas famílias por município (aproximadamente mil famílias a cada 5 hectares ) .

Após o lançamento do programa no próximo dia 7, já nos dias seguintes acontecerão reuniões nos primeiros municípios-sedes deste projeto. No dia 8, entre 9hs e 12hs no município de Rosana e no mesmo dia, entre 18hs e 21hs no município de Euclides da Cunha. No dia 9, entre 9hs e 12hs no município de Teodoro Sampaio e entre 18hs e 21 hs no município de Mirante do Paranapanema. Finalmente no dia 10, entre 9hs e 12hs no município de Presidente Epitácio.

Espera-se a presença de representantes de pelo menos 100 municípios, sendo 58 apenas da região de Presidente Prudente.

Esta parceria vai possibilitar o desenvolvimento de projetos voltados a integração regional e inserção de trabalhadores rurais na cadeia produtiva do biodiesel. Além da apresentação do Convênio, serão anunciados o formato do cadastramento e definidos o programa, abertura de escritórios regionais, contratação local de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, além de esclarecimentos às Associações de Produtores Rurais e Cooperativas.

A Brasil Ecodiesel ficará responsável em fornecer as sementes de mamona e girassol ( dependendo da região), assistência técnica permanente, transporte de grãos até as Usinas e fornecimento de sementes de feijão ( no caso do consórcio ser feito com a mamona) .

Brasil Ecodiesel

Ocupa a liderança no mercado brasileiro de biodiesel, sendo responsável por aproximadamente 51% da produção nacional de biodiesel em 2006, segundo a ANP . Até o final de 2007 será a empresa responsável em todo o Brasil pelo fornecimento de 56% do volume total de biodiesel, objeto dos leilões promovidos pela ANP até o momento.

A Companhia acredita que sua liderança no mercado se deve ao seu posicionamento como referência no mercado brasileiro de biodiesel. Atualmente a Brasil Ecodiesel possui 11 Usinas operando no Brasil, produzindo anualmente 640milhões de litros de biodiesel. Outras 13 usinas em estão em fase final de construção.

O Governo Federal tem como meta chegar em 2008 com uma produção brasileira de 1 bilhão de litros de biodiesel e a agricultura familiar deverá responder por 40% dessa produção. A cada 1% de participação da agricultura familiar no mercado de biodiesel em todo o país, será possível gerar cerca de 45 mil empregos diretos no campo. Se este percentual subir para 6% serão gerados aproximadamente 1 milhão de empregos.

Serviço:

Dia: 07 de maio

Horário: 9hs às 11h30

Local: Anfiteatro B1 , Bloco B3 – Prédio do Curso de Direito, Campus II da

Unoeste

Rodovia Raposo Tavares, KM 572 , bairro Limoeiro, Presidente Prudent