Festival de Ourinhos homenageia os 120 anos de nascimento de Villa-Lobos

A sétima edição do evento acontece de 22 a 29 de julho

qui, 19/07/2007 - 21h04 | Do Portal do Governo

De 22 a 29 de julho, o VII Festival de Música de Ourinhos vem preencher mais um espaço na agenda de eventos culturais do Estado de São Paulo. O Festival apresentará durante uma semana shows, concertos e apresentações teatrais musicadas.

Homenageando os 120 anos do nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, o evento começa no dia 22 de julho trazendo grupos que fazem parte tanto do universo da música clássica quanto da popular, como a Orquestra de Sopros Brasileira, Quarteto Fala Brasileira e Big Band SamJazz, além dos alunos inscritos para os 30 cursos oferecidos. A programação, que está dividida entre shows, workshops e exposições, ocorrerá em três pontos da cidade, como o Teatro Municipal Miguel Cury, o Centro Cultural Tom Jobim e a Praça Mello Peixoto.

O festival será aberto com a apresentação da Orquestra de Sopros Brasileira, no dia 22, às 20h30, na Praça Mello Peixoto.  Criado em 1992 pelo maestro e diretor do Conservatório de Tatuí Antonio Carlos Neves Campos, a orquestra soma nove CDs em sua carreira, e tem em seu currículo a participação, em 2002, na Conferência Internacional para Bandas e Orquestra em Chicago (EUA), evento no qual foi uma das organizações estrangeiras presentes.

Outra atração importante que irá a Ourinhos é a Big Band SamJazz, também ligada ao Conservatório de Tatuí. O grupo se apresenta dia 26 e é composto por 18 músicos que fazem sucesso por sua irreverência no palco. A SamJazz tem cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e percussão.

Além das apresentações musicais, espetáculos de teatro como O Menino Musical, do grupo de teatro “Soarte”, e o Trenzinho Villa-Lobos, da “Cia. Articularte Teatro de Bonecos” também fazem parte da programação. O público irá apreciar ainda as exposições Música, som e harmonia e Villa-Lobos, a exibição do filme O toque do Oboé, com direção de Cláudio MacDowell, e a série documental Villa-Lobos: Musicalidade popular e periferia. Os workshops serão realizados no Centro Tom Jobim. Haverá ainda a famosa canja do Festival de Ourinhos, organizada por professores e alunos, que acontecerá diariamente a partir das 23h, no centro da cidade.

Os alunos inscritos serão recepcionados na abertura do festival, das 8 às 18 horas, no Centro Cultural Tom Jobim (Rua Treze de Maio, número 300, Vila Perino). No local, os interessados receberão o material das aulas e todas as informações.

No dia 29, o evento será encerrado com a peça Trenzinho Villa-Lobos, da Cia. Articularte Teatro de Bonecos, no Teatro Municipal Miguel Cury, às 10 da manhã.

Confira a programação completa do Festival de Música de Ourinhos no site http://www.festivaldemusicadeourinhos.com.br.

Histórico

A proposta do Festival de Música de Ourinhos nasceu a partir da criação da Escola Municipal de Música na cidade, em 1993. A partir de então, os grupos musicais começaram a se formar e, com eles, surgiu a necessidade da realização de cursos na área. Em 2001, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Conservatório de Tatuí realizou a primeira grande festa da música em Ourinhos. Ela tem perfil semelhante a outros festivais de inverno realizados no país, promovendo cursos, palestras, exposições, além das apresentações musicais. O diferencial de Ourinhos é que o evento privilegia tanto a música erudita como a popular.

 

SERVIÇO

VII Festival de Música de Ourinhos

Data: de 22/07 a 29/07

Preço: R$ 10, com 50% de desconto para os alunos inscritos. Eventos realizados na Praça Melo Peixoto e no Centro Cultural Tom Jobim têm entrada gratuita mediante retirada antecipada do ingresso.

Praça Mello Peixoto – Centro de Ourinhos;Centro Cultural Tom Jobim – Rua Treze de Maio, 300;

Teatro Municipal Miguel Cury – Rua Nove de Julho, 496.

Informações: (14) 3326-3254 | 3324-3901

Da Secretaria Estadual da Cultura