Festival de Inverno de Campos do Jordão oferece 148 bolsas de estudos

Músicos interessados em participar devem inscrever-se até 15 de abril

sex, 16/03/2007 - 17h48 | Do Portal do Governo

Músicos brasileiros e estrangeiros, com idades entre 12 e 35 anos, podem concorrer às 148 bolsas de estudo oferecidas pelo 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O maior e mais importante evento de música clássica da América Latina será realizado entre 7 e 29 de julho. Quem quiser participar do concurso deve efetivar inscrições até 15 de abril, no site do festival.

No ano passado, o festival recebeu 1,3 mil inscrições, sendo 960 de brasileiros (principalmente das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa) e 340 de estrangeiros (França, Argentina, Chile, Costa Rica e México). Do total de candidatos, foram selecionados 145 bolsistas (118 brasileiros e 27 estrangeiros).

Os cursos de instrumentos, prática de orquestra, música de câmara, regência e composição destinam-se a profissionais da área, entre 12 e 30 anos. Para os cursos de canto lírico e técnica de gravação, os candidatos devem ter de 20 a 35 anos. Para avaliação dos conhecimentos técnicos, os inscritos para os cursos de regência, composição, canto lírico e técnicas de gravação de música clássica não realizarão audições. Devem enviar documentos, currículo detalhado e outros materiais para o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, em São Paulo. A descrição das exigências necessárias consta no site do festival.

Os candidatos para os demais treinamentos serão submetidos às audições. Aqueles que não puderem comparecer aos testes precisam enviar gravação (em CD, fita cassete ou VHS) do repertório exigido e documentação.

Pela primeira vez, o festival terá audições para selecionar os bolsistas nos Estados Unidos, no prestigioso New England Conservatory; em Caracas, na Venezuela (país que possui cerca de 450 mil estudantes de música e um dos melhores projetos internacionais de formação de jovens músicos); e em Brasília. Haverá ainda testes em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile e San José de Costa Rica. O site traz as datas dessas audições.

Prêmio Tim – No Brasil, as audições ocorrerão em 8 de maio, no Rio de Janeiro (Escola de Música Villa-Lobos); 10 de maio, em Brasília (Escola de Música de Brasília); e 13 de maio, em São Paulo (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim). No site, os músicos encontram o repertório das audições, separados por instrumentos, disponíveis para download. Desde 2004, os bolsistas formam a Orquestra Acadêmica, que toca e grava um CD sob a regência do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival, com a participação de profissionais renomados.

O grupo de 2005 conquistou o Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra. No ano seguinte, a orquestra levou o Prêmio Tim de Melhor CD Clássico. Para Minczuk, a diversidade cultural, aliada a intenso programa de trabalho e aulas, dá aos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão experiência sem paralelo na formação acadêmica.

Estudo no exterior – Neste ano, os bolsistas participarão de aulas e masterclasses no período do festival. Terão o privilégio de se apresentar com músicos professores do porte de Maria João Pires, Cristina Ortiz, Jean-Louis Steuerman e Richard Bishop (piano); Mauro Loguercio, Susie Park, Michel Bessler, Daniel Guedes e Elisa Fukuda (violino); Rebecca Young (viola); Antônio Meneses e Sara Sant’Ambrogio (violoncelo); Marina Piccinini (flauta); Alison Balsom (trompete); Jean-Pierre Berry e Martin Owen (trompa); Don Harry (tuba); Benjamin Coelho e Fábio Cury (fagote); Jonathan Cohler e Cristiano Alves (clarinete); Eduardo Leandro (percussão); Washington Barella (oboé); Rosana Lamosa e Fernando Portari (canto lírico); Jocy de Oliveira (composição) e Roberto Minczuk (regência), entre outros.

Aos melhores alunos serão concedidas três bolsas: o Prêmio Eleazar de Carvalho (somente para aluno brasileiro, que receberá bolsa de um ano para estudar no exterior); participação no Festival de Schloss Pommersfelden, na Alemanha, e no Festival de Attergau, na Áustria.

Patrocínio – O 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão tem patrocínio do Bradesco Prime e da Sabesp. O evento é beneficiado, também, com a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Com produção do Centro Tom Jobim e da Associação dos Amigos do Centro Tom Jobim, o festival é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

SERVIÇO

Mais informações no site www.festivalcamposdojordao.org.br/2007