Festival de documentários “É Tudo Verdade” estreia hoje

Entrada franca: 80 filmes nacionais e internacionais para serem vistos em São Paulo

sex, 23/03/2012 - 21h00 | Do Portal do Governo

Em 1996, o cineasta e jornalista Amir Labaki idealizou o que viria a se tornar um dos mais importantes festivais internacionais de documentários da América Latina. O “É Tudo Verdade” chega a sua 17ª edição com exibição de 80 filmes de 27 países, sendo que 25 terão estreia mundial durante o evento. A programação, que vai até 1º de abril, é exibida gratuitamente em quatro salas de cinema: CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Cinemateca Brasileira (Sala BNDES).

A seleção dos filmes apresentados foi feita dentro dos mais de mil documentários inscritos. “O festival abre sempre em meados de setembro um processo de seleção que segue até dezembro. Em novembro o comitê formado por críticos, acadêmicos e realizadores começa a assistir aos filmes e esse processo vai até fevereiro”, explica o fundador, que traz com o festival o que há de mais interessante no mercado documental.

A abertura do “É Tudo Verdade” aconteceu no Arteplex Bourbon e projetou o longa-metragem “Tropicália”, do diretor Marcelo Machado, que considera um prestígio estrear na abertura deste evento: “Estou muito feliz porque é um Festival que sempre frequentei, e é um grande prestígio”. Cleisson Vidal, outro diretor presente na mostra, com o filme “Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília”, também destacou a importância do festival: “Poder ver filmes do mundo inteiro, o pensamento crítico de cada um sobre o seu país, não tem contribuição maior”, frisou Vidal.

Para esta edição, o evento oferecerá, além das competições brasileiras e internacionais, também duas sessões retrospectivas. Uma é dedicada ao cineasta Eduardo Coutinho com o restauro pela Cinemateca Brasileira do maior clássico do documentário brasileiro, “Cabra Marcado Para Morrer”, de 1984. Também receberá uma retrospectiva especial o argentino Andrés di Tella, considerado por Amir Labaki um dos mais delicados documentaristas sul-americanos que surgiu nos últimos 20 anos.

Confira a programação completa no site oficial do evento: www.itsalltrue.com.br