Festival de Bandas termina hoje em Serra Negra

Destaques desse final de semana foi a Banda Mantiqueira, que se apresentou neste sábado.

dom, 25/05/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

Promovido pela Secretaria Estadual da Cultura, o Coreto Paulista – I Festival de Bandas começou dia 16 e vai até domingo, 25, na cidade de Serra Negra. O evento reúne bandas sinfônicas e tradicionais, mais conhecidas como bandas de coreto, que muitas vezes são as responsáveis pela formação musical dos instrumentistas locais. O Coreto Paulista pretende chamar a atenção para essa tradição popular, além de oferecer entretenimento de qualidade e levantar questões relativas ao setor.

Durante o festival, haverá apresentações de 15 bandas sinfônicas e de coreto do Estado, todas gratuitas, sob a coordenação e direção artística do maestro Lutero Rodrigues. As apresentações ocorrerão no coreto central e no Auditório Governador Mário Covas do Centro de Convenções Circuito das Águas.

O secretário estadual Cultura, João Sayad, afirma que o Coreto Paulista quer trazer de volta as bandas como núcleo de educação musical. “Trata-se de mostrar e incentivar uma tradição musical paulista e brasileira, já que antes da existência de nossos conservatórios, eram as bandas que formavam os músicos. Os coretos, onde elas se apresentavam, eram pontos de encontro e lazer da população nas cidades do interior”, completa.

Um dos destaques desse final de semana é a Banda Mantiqueira, que se apresenta neste sábado, 24, às 20h, no auditório do Centro de Convenções. Além das apresentações, estão programadas palestras, reuniões, mesas-redondas e discussões sob a batuta dos maestros Abel Rocha, Adalto Soares, Dario Sotelo, Maurílio de Oliveira Jr., Roberto Farias e Mônica Giardini e lideranças de várias bandas do Estado

Confira a programação do Coreto Paulista – I Festival de Bandas em Serra Negra no site: www.coretopaulista.com.br. O evento conta com o apoio e patrocínio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí.

Serviço
Coreto Paulista – I Festival de Bandas em Serra Negra
Até 25 de maio
Horários: atividades às 17h e 20h
Entrada grátis
Local: Coreto Central e Auditório Governador Mário Covas do Centro de Convenções Circuito das Águas, Serra Negra – SP
Site: www.coretopaulista.com.br

Da Secretaria da Cultura

(M.S.)