Festival abre espaço para shows de adolescentes da Fundação Casa

O projeto é um meio de dar um espaço para os jovens mostrarem o que aprenderam nas aulas de iniciação musical

sáb, 14/07/2007 - 18h03 | Do Portal do Governo

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades da Fundação Casa da capital e do interior iniciaram  no dia 13 de julho, uma série de shows musicais dentro do projeto Festival das Estações. O projeto é um meio de dar um espaço para os jovens mostrarem o que aprenderam nas aulas de iniciação musical.

As primeiras apresentações foram feitas por adolescentes da Unidade de Internação Rio Pardo, de Ribeirão Preto, e do Internato Itaquaquecetuba, da capital. Os jovens de Ribeirão fizeram um recital de violão e cavaco. Já os adolescentes de Itaquá, apresentaram números de canto-coral.

Os shows ocorrem todas as sextas-feiras, às 15 horas, no auditório do prédio sede da Fundação Casa (Rua Florêncio de Abreu, 848), no bairro da Luz, na capital. O Festival das Estações está com a programação fechada até o final de agosto.

“O ensino da música é importante porque estimula a sensibilidade dos adolescentes e isso é fundamental na educação e no processo de reinserção do jovem na sociedade”, afirma Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa.

Atualmente, cerca de 1,7 mil adolescentes de 40 unidades têm aulas de iniciação musical – a maior parte deles por meio do Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura.

“O fazer música em grupo proporciona sentimento de conjunto,concentração, cooperação, comunicação, superação de dificuldades, autoconfiança e, principalmente, o prazer de se ver criando o ‘belo’”, diz Marisa Fortunato, superintendente pedagógica da Fundação Casa.

Segundo Marisa, a finalidade central do desenvolvimento desta atividade na Fundação não é a de formar músicos profissionais. “O objetivo é possibilitar o acesso aos bens culturais e artísticos, trabalhando em favor da democratização dos direitos dos adolescentes e ampliando suas possibilidades de participação social e cultural de forma crítica, criadora e autônoma”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania 

(J.H.)