Festa junina saudável? Confira receitas para se deliciar sem culpa

Secretaria da Saúde traz receitas de canjica light, maça do amor e docinho de batata doce para quem gosta dos quitutes típicos desta época

qui, 22/06/2017 - 8h35 | Do Portal do Governo

Com a chegada de uma das melhores épocas do ano, marcada pelas festas juninas, chega também os deliciosos quitutes e comidas típicas. Confira algumas receitas saudáveis que a Secretaria da Saúde separou para curtir a festa sem culpa:

Canjica Light com coco fresco

Ingredientes:
1 copo de milho para canjica
1 e 1/3 de copo de leite desnatado
1 copo de leite em pó desnatado
1 xícara (chá) de coco ralado fresco
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
1 colher (café) nivelada de sal
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:
Lave o milho para canjica e deixe-o de molho por duas horas. Em seguida, cozinhe em uma panela de pressão durante uma hora em fogo médio, com a mesma água utilizada para o molho.

Acrescente o leite desnatado, o leite em pó, o coco ralado, o sal e o açúcar e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos, mexendo eventualmente com a colher para não grudar no fundo da panela. Salpique a canela por cima e sirva.

Docinho de batata doce saudável

Ingredientes:
½ kg de batata-doce roxa cozida, amassada e sem casca
2 colheres (sopa) de azeite
1 e ½ xícara (chá) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó
½ xícara (chá) de coco fresco ralado fino

Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque a massa de batata-doce, o azeite, o leite, o adoçante e o coco. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 12 minutos até encorpar e obter ponto de enrolar. Retire do fogo e deixe esfriar. Montagem: com a massa, enrole 40 bolinhas, arrume nos pratos e decore com cravo-da-índia.

Maça do amor

Ingredientes:
6 maçãs fuji grandes
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo ou demerara
½ xícara (chá) de água
1 colher (chá) de canela em pó
6 palitos de sorvete

Modo de Preparo:
Corte a base das maçãs para que fiquem de pé, tire os cabinhos e espete os palitos de sorvete no lugar. Leve ao fogo uma panela com a água, o açúcar e a canela. Leve ao fogo baixo e quando ferver, espere 15 minutos ou até que a calda forme um fio grosso. Tire do fogo e mergulhe cada maçã na calda, levantando e girando até cobri-la por inteiro. Faça isso duas vezes com cada maçã e deixe esfriar numa superfície forrada com papel manteiga.