Festa junina pode ter comidas típicas saudáveis e saborosas

Alimentos podem ser trocados por ingredientes mais leves; confira duas opções de receitas para incluir no seu cardápio

qui, 27/06/2019 - 14h18 | Do Portal do Governo

Com a chegada das festas juninas, além da diversão e brincadeiras, também chegam as comidas típicas, muitas delas tentações para quem opta por manter uma alimentação saudável.

“Eu amo essa época do ano, acredito que temos as melhores comidas. Acabo exagerando um pouquinho. É uma variedade de doces e salgados muito grande. Difícil manter a linha, a paçoca é a minha favorita”, conta a dona de casa, Fátima Silva.

Porém, é possível seguir equilibrada e aproveitar as delícias. “O segredo é saber fazer as escolhas certas, como por exemplo, escolher a versão light de uma receita”, explica a nutricionista Lara Natacci.

As comidas que usam milho como base são ótimas opções, já que o cereal é importante para fornecer energia ao organismo. O bolo de milho não contém muitas calorias, desde que seja feito com sucralose ou pouco açúcar. Até mesmo a broa de milho light, já que a tradicional é mais calórica do que o bolo de fubá.

Além disso, as opções podem incluir o cuscuz, o frango grelhado à passarinho ou até uma linguiça assada, preferencialmente fervida em água antes de assar.

Na hora da bebida, também é importante estar atento. O quentão conta com a cachaça, portanto seu valor calórico é mais alto. O recomendável é não ultrapassar duas doses. A vantagem da bebida é o gengibre, que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda na digestão.

Confira abaixo duas receitas saudáveis:

Cuscuz de Legumes
Rendimento: 15 porções
Calorias por porção: 94 Kcal

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
5 tomates picados
100 g de vagens picadas
1 lata de milho
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
1/2 lata de palmito picado
1/2 lata de ervilha
200 g de farinha de milho
1 colher (sopa) de farinha de mandioca
Salsa à gosto
Sal à gosto

Preparo: Decore uma forma redonda com buraco no meio com algumas azeitonas, fatias de tomate e palmito. Numa panela, refogue a cebola no óleo. Acrescente os tomates e deixe ferver até desmanchar. Junte o milho e as vagens, os pimentões e o sal. Misture bem, deite 2 xícaras de chá de água e deixe cozinhar até amaciar os legumes. Coloque a salsa, as azeitonas, o palmito e as ervilhas. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo até virar um angu. Coloque na forma cuidadosamente e aperte bem. Desenforme e sirva.

Canjica Light
Rendimento: 12 porções
Calorias por porção: 232 Kcal

Ingredientes:

500 g de milho para canjica
1 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1 e 1/2 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de adoçante de forno e fogão
1 vidro de leite de coco light
2 paus de canela grandes
5 cravos da índia
1 colher (sopa) de margarina light

Preparo: Deixe os grãos de molho em água, de véspera. Cozinhe-os em água suficiente (cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum, 30 a 45 minutos em panela de pressão), com o cravo e canela. Bata o leite com o leite em pó, o adoçante e o leite de coco, no liquidificador. Quando os grãos estiverem macios, junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por uma hora, antes de servir.