Festa infantil pode ser lugar de alimentação saudável

É possível, sim, substituir as guloseimas típicas de aniversários por opções mais saudáveis e igualmente gostosas para crianças e adultos

ter, 21/08/2018 - 18h22 | Do Portal do Governo

Nem só as crianças adoram. Qual adulto não ama aproveitar a ocasião de uma festa infantil e se esbaldar nas frituras, refrigerantes e docinhos? Mas saiba que é possível, sim, substituir todas essas guloseimas por opções mais saudáveis e igualmente gostosas.

Segundo a médica Elisabete Almeida, alguns petiscos são fáceis e até mesmo mais baratos que a média da quantia gasta em coxinhas e outras frituras, sem falar nos salgadinhos de pacotes.

Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate, “itens que podem agradar tanto crianças como adultos”, diz.

A médica também sugere crepes e sua imensa variedade de recheios, com massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou integral. A tapioca, cuja massa é feita com fécula de mandioca, é mais uma alternativa e com um amplo leque de acompanhamentos.

Em vez de refrigerantes, prefira os sucos naturais ou os de soja. “Há diversos sucos coloridos e saudáveis, de cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções”, afirma Elisabete.

Para o bolo, o ponto alto de qualquer festa, dê preferências aos feitos com farinha de aveia ou integral e recheios com iogurte natural batido com frutas vermelhas e enfeitado por cima com frutas da estação.

Abaixo, você aprende uma receita bem gostosa de um sorvete feito somente com iogurte, mel e frutas, outra ótima opção para uma festa infantil, preparada e aprovada pela nutricionista Michele Ferreira, nutricionista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Receita de sorvete de frutas vermelhas

. Ingredientes:

– 340 ml de iogurte natural

– 1 xícara de morangos congelados

– ½ xícara de amoras congeladas

– 2 colheres sopa de mel

Modo de preparo:

– Coloque todos os ingredientes incluindo as frutas congeladas no mixer e bata;

– Divida a mistura nas forminhas de picolé e leve ao freezer;

– Depois de meia hora, coloque os palitos de picolé;

– Deixe congelar antes de servir.