Festa do Bom Jesus recebe linhas turísticas e apoio do Estado

Linhas com ônibus Double-Deckers estarão em circulação na região de Iguape entre os dias 5 e 7 de agosto; projeto estreou dia 20 em Campos do Jordão

seg, 01/08/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A famosa Festa do Bom Jesus de Iguape, no Vale do Ribeira, este ano receberá um apoio de R$ 100 mil do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo. As linhas turísticas do projeto Roda SP também estarão à disposição dos romeiros e turistas que estiverem na cidade no fim de semana dos dias cinco, seis e sete do próximo mês.

Conhecida como “Festa de Agosto”, o evento é considerado a segunda maior festa religiosa do Estado, perdendo somente para a Festa da Padroeira do Brasil, em Aparecida. Esse ano, segundo a prefeitura, a expectativa é de que cerca de 200 mil romeiros vão a Iguape visitar o santuário da Basílica e prestar suas homenagens ao protetor da cidade.

As novenas para o Bom Jesus começaram nesta quinta-feira, dia 28, assim como a chegada dos fiéis, turistas e curiosos do Brasil inteiro que lotam a cidade. Muitos dos romeiros aproveitam o movimento para montar barracas pelo centro, vendendo comidas típicas, artesanatos, roupas e até mesmo jóias.  Assim, para a população, a festa também é uma boa oportunidade para fazer compras.

As novenas vão até o dia 5, em que há uma festa para a santa padroeira do município, a Nossa Senhora das Neves. No dia 6, dia do Senhor Bom Jesus de Iguape, há procissões e missas, com o desfile da estátua do Bom Jesus pela cidade. A prefeitura de Iguape também organiza, na Praça da Basílica, apresentações musicais à noite a partir das 22h nos fins de semana de 29 e 30 de julho, e de 4 a 7 de agosto. 

“A região do Vale do Ribeira precisa de todo o apoio que o Estado puder dar. A Festa de Agosto é, com certeza, o evento mais importante para quem mora lá, porque gera renda, movimenta o comercio e traz prestígio aos moradores”, complementa França.

Os ônibus do Roda SP serão o grande diferencial da festa esse ano. “Criamos esse projeto principalmente para distribuir os grandes fluxos de turistas entre cidades vizinhas. Com um ingresso de dez reais, a pessoa escolhe uma rota e pode subir e desce dos ônibus nas principais atrações turísticas da região quantas vezes quiser por um dia inteiro”, explica Mariana Morato, diretora da Tur.SP (empresa de Turismo do Estado), e gestora do projeto.

Mara Guimarães, bibliotecária paulistana, foi uma das primeiras pessoas a experimentar o projeto, saindo de Campos do Jordão junto com seus sogros. “O passeio foi muito bacana. Ônibus novinho, com motorista prudente e paciente. Fomos até São Bento do Sapucaí, e adoramos!”, conta.

O Roda SP é sazonal, e vai estar em diversos circuitos turísticos do estado em períodos diferentes do ano. No verão, por exemplo, os ônibus vão levar os turistas das praias paulistas entre uma cidade e outra.

Confira as rotas disponíveis em Campos do Jordão até o dia 4 de agosto:

* Domingos, segundas, quartas,  sextas-feiras e sábados:

Rota Roxa: Campos do Jordão

Rota Verde: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí

* Terças e Quintas:

Rota Laranja: Campos do Jordão (saída) – Pindamonhangaba.

Rota Amarela: Campos do Jordão (saída) – Monteiro Lobato – São Francisco Xavier.

Da Secretaria de Turismo