Fernando Vieira toma posse como procurador-geral de Justiça de SP

Evento aconteceu na quinta-feira, 24, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

sex, 25/04/2008 - 11h04 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na noite desta quinta-feira, 24, da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira. Ele substitui Rodrigo César Rebello Pinho, que ocupou o posto no biênio 2006- 2008. O evento aconteceu no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

“Desejo que Fernando Vieira tenha muito sucesso pessoal e profissional. Seu êxito, mais do que um registro para sua biografia e para a história do Ministério Público, será a garantia de que a sociedade paulista teve, na sua pessoa, o defensor de seus valores maiores, à altura da grandeza deste Estado”, disse o governador José Serra durante discurso.

Em sua fala, o novo procurador citou o começo de sua carreira e fez um balanço das ações do Ministério Público no Estado. “Asseguramos à vossa excelência que poderá esperar do Ministério Público, na gestão que agora iniciamos, toda a cooperação possível na elevada tarefa de prestação de Justiça e satisfação dos direitos”, disse Vieira dirigindo-se diretamente ao governador.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e os secretários da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey; da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão; da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto; da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; da Gestão Pública, Sidney Beraldo; e de Comunicação, Bruno Caetano.

Fernando Grella Vieira

Fernando Grella Vieira é procurador de Justiça, secretário da Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público de São Paulo e vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público. Já foi secretário-geral da Confederação Nacional do Ministério Público e atuou no Congresso Nacional como representante do MP nas reformas constitucionais Administrativa, da Previdência e do Judiciário.

Vieira também foi membro do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo e representou o MP brasileiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Durante a carreira, foi promotor de Justiça em várias cidades do interior e na capital, tendo atuado nas áreas cível e criminal, além de ter sido assessor jurídico de dois ex-procuradores-gerais de justiça. Tem trabalhos jurídicos publicados em livros e revistas especializadas.

Manoel Schlindwein