Fernando Henrique e Geraldo Alckmin conferem novas formas de aumentar geração de energia

Eles visitaram duas empresas fornecedoras de equipamentos para hidrelétricas em São Paulo

sex, 13/07/2001 - 16h14 | Do Portal do Governo


A necessidade de aumentar a geração de energia continua sendo encarada como prioridade pelo Governo do Estado de São Paulo. Além do plano emergencial adotado para evitar cortes de energia, São Paulo vem buscando novas formas de ampliar a capacidade do sistema.

Nesta sexta-feira, dia 13, o governador Geraldo Alckmin e o presidente Fernando Henrique Cardoso visitaram as empresas Bardella S.A. Indústrias Mecânicas e a Voith Siemens Hydro Power Generation, que fornecem equipamentos para usinas hidrelétricas brasileiras. Eles conheceram os novos projetos implantados por estas empresas para aumentar a geração de energia.

A empresa Bardella foi instalada na cidade de Sorocaba em 1911 e possui uma filial em Guarulhos. Atualmente, a Bardella fornece equipamentos para as usinas hidrelétricas de Itá, Machadinho, Lajeado, Cana Brava, Queimado, Jauru, Foz do Chopim e Itaipu. Segundo o vice-presidente da empresa, José Roberto Mendes da Silva, estas usinas vão possibilitar a geração de mais de 5.500 Mw de energia. ‘A Bardella está trabalhando com 70% da capacidade instalada, mas deverá aumentar suas atividades para ajudar a enfrentar esse período’, afirmou.

Alckmin elogiou a iniciativa da empresa, que consolidou a posição de líder brasileira no fornecimento de equipamentos para os setores de geração de energia, metalurgia, movimentação de cargas e na produção de barras de aço laminados e trefilados.

O governador também parabenizou a população paulista, que está se esforçando para economizar energia.
Ele informou ao presidente Fernando Henrique que São Paulo vem cumprindo a sua parte nos últimos seis anos e que ontem a Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Porto Primavera, iniciou o funcionamento da décima turbina. ‘A Porto Primavera foi instalada em 1979, mas ficou 20 anos parada. A primeira turbina foi colocada pelo nosso saudoso Mário Covas’, recordou.

Alckmin destacou que nos últimos seis anos São Paulo acrescentou 2.450 Mw de energia, o que significa 22% a mais na capacidade instalada no Estado. O governador também lembrou da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a despoluição do Rio Pinheiros, o que permitirá o acréscimo de mais 200 Mw na Usina Henry Borden, em Cubatão. Ele citou ainda que a Usina Termoelétrica de Piratininga vai colocar mais 600 Mw ao sistema energético brasileiro.

O presidente Fernando Henrique ficou bastante satisfeito com a atuação da Bardella. Ele observou que o momento está exigindo um esforço nacional. ‘Somos um grande país porque temos um grande povo, que nas horas difíceis sabe se unir’, afirmou. Ele pediu à imprensa, ‘órgão fundamental do país’, que mostre o quanto a população está se esforçando para superar essas dificuldades. ‘Vamos superar e vamos ficar mais fortes, porque teremos aprendido que dá para economizar. O desperdício é sempre ruim.’

Alckmin e Fernando Henrique viram uma exposição de peças fabricadas pela empresa e depois observaram um módulo reduzido da eclusa do Tucuruí, no Pará, acompanhados pelo prefeito de Sorocaba, Renato Amary (PSDB). Segundo o prefeito, Sorocaba também está combatendo o desperdício. Ele ressaltou que a iluminação da cidade está sendo trocada por lâmpadas de vapor de sódio. ‘Na próxima semana será completada a troca de dez mil bicos de luz. As trocas irão possibilitar a economia de 35% de energia na cidade’, frisou.

Mais 15 mil megawatts nos próximos três anos

No pronunciamento aos funcionários da Voith-Siemens, após visitar a fábrica da empresa no bairro do Jaraguá, zona Oeste de São Paulo, o presidente Fernando Henrique disse que o sistema energético brasileiro terá mais 15 mil Mw nos próximos três anos.

Ele lembrou que, entre 1990 e 1995, o País viveu momentos de dificuldades com a paralisação de investimentos, acrescentando somente ao potencial energético entre 1.000 e 1.500 Mw por ano. Mas, de 1995 a 2000, este número passou a ser de quase três mil megawatts anuais.

Fernando Henrique lembrou que em 1995 havia 23 usinas hidrelétricas paradas. Dessas, 16 estão hoje gerando energia. FHC elogiou o Estado de São Paulo, que já alcançou uma economia de aproximadamente 23% no consumo de energia. ‘Este é um exemplo de como a população brasileira reage às dificuldades.’

Sobre o desempenho da Voith no fornecimento de equipamentos para a expansão hidrelétrica brasileira, o presidente falou que a indústria é um exemplo claro ‘da força e capacidade do brasileiro de enfrentar crises com trabalho, dedicação e competência’. Fernando Henrique ressaltou que o Brasil está enfrentando uma crise momentânea de fornecimento de energia com a resolução de problemas que também visam o futuro do País.

Turbina foi entregue 82 dias antes

O governador Geraldo Alckmin parabenizou funcionários e dirigentes da Voith, que anteciparam em 82 dias a entrega da 10ª turbina da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera). O equipamento entrou em atividade nesta quinta-feira, dia 12, acrescentando mais 100 megawatts ao sistema energético. ‘Esta empresa é um exemplo de talento e capacidade de trabalho, e o retrato da agenda positiva que temos no Estado de São Paulo.’

Até o fim deste ano e começo de 2002, Alckmin disse que serão entregues mais duas turbinas na Porto Primavera e, até o fim do mesmo ano, outras duas. ‘Aqui há uma união de esforços’, afirmou Alckmin referindo-se à economia de energia de 23% no Estado e ao emprenho da empresa na entrega antecipada da turbina.

O presidente da Voith, Edgar Horny lembrou que, da capacidade de energia elétrica instalada no País, quase 50% tem equipamentos da empresa. A fábrica de São Paulo é a maior do grupo, que conta com unidades na Europa, Ásia e EUA. ‘Estamos empenhados em antecipar os projetos no Brasil para ajudar a superar a atual crise energética’, comentou ele.
Integraram a comitiva presidencial o ministro das Minas e Energia, José Jorge, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo, Andrea Matarazzo. Também participou da visita às duas fábricas, o secretário estadual de Energia, Mauro Arce.

Ercília Della Méa/Gislene Lima/Rogério Vaquero


Fotos b, c, h, f – Fernando Henrique Cardoso e Alckmin visitam a fábrica Voith Siemens Hydro Power Generation, no bairro do Jaraguá.