Fernando Henrique Cardoso diz que sistema energético brasileiro terá mais 15 mil megawatts nos próxi

Presidente e o governador Geraldo Alckmin visitaram instalações da fábrica da Voith Siemens que produz turbinas para hidrelétricas

sex, 13/07/2001 - 13h48 | Do Portal do Governo

Presidente e o governador Geraldo Alckmin visitaram instalações da fábrica da Voith Siemens que produz turbinas para hidrelétricas

São Paulo – O sistema energético do País terá mais 15 mil megawatts nos próximos três anos. A informação foi dada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso durante o pronunciamento que fez após visitar a fábrica da Voith Siemens Hydro Power Generation, que produz turbinas para usinas hidrelétricas. O presidente lembrou que entre 1990 e 1995, o País acrescentava ao potencial energético entre 1000 e 1.500 megawatts por ano. De 1995 a 2000, este número passou a ser de quase três mil megawatts anuais.

Fernando Henrique lembrou que ao assumir a presidência, em 1995, havia 23 usinas hidrelétricas paradas. Destas, 16 hoje estão gerando energia. FHC elogiou o Estado de São Paulo que já alcançou uma economia de aproximadamente 23% no consumo de energia. Sobre os novos projetos da Voith, o presidente falou que a indústria é um exemplo claro da força do nosso povo para enfrentar crises e dificuldades. Integram a comitiva presidencial o ministro das Minas e Energia, José Jorge; e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo, Andréa Matarazzo.

No pronunciamento que fez após a visita à fábrica da Voith Siemens, o governador Geraldo Alckmin também elogiou o trabalho da indústria, que antecipou em 82 dias a entrega da 10ª turbina da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera). A turbina entrou em funcionamento nesta quinta-feira, dia 12, acrescentando mais 100 megawatts ao sistema energético. ‘Esta empresa é o retrato do Estado de São Paulo, conhecido como bandeirante e desbravador’, afirmou o governador. Também participou da visita o secretário estadual de Energia, Mauro Arce.

Gislene Lima