Férias, verão e uma boa dose de natureza

Atrações nos parques do Estado são garantia de diversão e aventuras nestas férias

dom, 25/01/2009 - 10h13 | Do Portal do Governo

As férias estão aí e para quem gosta de natureza, especialmente de caminhar em trilhas, ainda há tempo para aproveitar, e muito! A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, por meio de sua Gerência de Ecoturismo, programou para o verão 2009, nos diversos parques estaduais administrados pela Fundação Florestal, eventos e outras atividades especialmente para a temporada.

Para se ter uma idéia, no Estado de São Paulo, os parques e estações ecológicas totalizam um território de quase 900 mil hectares, cerca de 4% da área total do Estado, e 25% de toda sua vegetação natural. Em 2007, as unidades de conservação do sistema estadual de florestas receberam aproximadamente 1,5 milhão de visitantes.

A maioria das unidades de conservação – UCs –  abrem de segunda a sexta-feira para o público em geral, no horário das 8h às 17h, com entrada franca ou pagamento de taxas simbólicas. Mas sempre é bom checar todas as informações e eventuais restrições – até para se preparar adequadamente para os passeios, no caso das trilhas -,ligando diretamente para a administração do parque selecionado.

Entre as trilhas destacadas, encontram-se várias das incluídas no “Programa Trilhas de São Paulo”, que envolve 19 unidades protegidas do Estado. Percorrendo-as, os visitantes têm contato com parte significativa da biodiversidade e dos diferentes ambientes e paisagens que caracterizam a mata atlântica em terras paulistas.

Os telefones e endereços podem ser obtidos na Diretoria de Operações da Fundação Florestal, pelo telefone 11.2997-5011, ou diretamente na Gerência de Ecoturismo, pelo número 11.2997-5088 ou 11.2997.5000. Nas unidades que oferecem acompanhamento de monitores, embora os passeios também aconteçam durante o final de semana, é preciso agendar antes, até no máximo sexta-feira.  Enfim, informe-se, programe-se e bom passeio!

Trilhas para todas as idades

No Parque Estadual Campos do Jordão, com acesso pela Avenida Pedro Paulo, no município de Campos do Jordão, por exemplo, a Trilha Monteiro Lobato, de 250 metros e nível de dificuldade classificado como “fácil”, apresenta percurso destinado ao público infantil, com esculturas e painéis dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Essa trilha segue margeando o Riacho das Trutas e termina em um grande e divertido playground, com equipamentos confeccionados em madeira.

Na mesma unidade de conservação estadual fica a famosa Trilha da Cachoeira, com 4,6 km – ida e volta -, que não apresenta maiores dificuldades para ser percorrida. Em função disso e pela facilidade de acesso, esse percurso é o mais procurado neste parque, levando até a cachoeira do Córrego Galharada, onde é possível banhar-se nas águas frias das montanhas. As outras atrações, em Campos do Jordão, são as Trilhas das 4 Pontes e do Rio Sapucaí, além da exposição “A cultura do lixo”, no centro de visitantes. O parque tem monitores e estagiários trabalhando no apoio ao uso público, cobrando uma taxa de R$ 3,00 para o ingresso.

No Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, no Litoral Norte, acesso pelo trevo na altura do km 80 da Rodovia dos Tamoios, em Caraguá, as atrações são, para as crianças, a área de lazer – quiosques, duchas e playground – com jogos lúdicos e atividades de pintura com lápis cera e aquarela, e para todos, as Trilhas do Jequitibá e do Poção. Na primeira, na metade do percurso “fácil” de 1.100 metros, com escadas de pedra e pequenos córregos, uma parada para banho em piscina natural faz a alegria dos frequentadores. Tempo previsto de três horas. Na Trilha do Poção, é necessário transpor-se em dois pontos o Ribeirão Santo Antonio e o Ribeirão Manteigueira, durante o percurso de 3.500 metros, que leva três horas. Mas, ao final, chega-se à Cachoeira da Pedra Redonda, que apresenta uma queda d´água de 6 metros de altura, formando um poço de 2 metros de profundidade, onde os visitantes podem descansar e tomar banho. Monitores e vigilantes acompanham os grupos.

Entre as atividades especialmente programadas no Parque Estadual Carlos Botelho – chega-se à sede, em São Miguel Arcanjo, na região de Itapetininga, pela Rodovia SP 139, km 78,4, ou ao Núcleo Sete Barras, no Vale do Ribeira, próximo ao município de Sete Barras, acessando-se pela SP 139, km 45 ou por uma estrada-parque que começa na sede – , acontece o Projeto Verão, até o dia 24 de fevereiro, com o horário estendendo-se das 9h até as 17h30, com entrada gratuita e plantões de monitores. As trilhas da Represa e da Represa/Fornos – com fornos de carvão da década de 40 e a belíssima represa no final – , da Canela, do Rio Taquaral – mata exuberante e város pontos de mergulho – saem todas da Sede. Do Núcleo Sete Barras, saem as Trilhas da Figueira – que termina numa figueira com mais de mil anos – , da Cachoeira do Ribeirão Branco e da Cachoeira do Travessão.

Para quem prefere uma opção mais “paulistana”, o Parque Ecológico do Guarapiranga, aonde se chega pela Estrada da Riviera, no bairro de mesmo nome, no extremo sul da capital, oferece várias atrações. Entre elas, a Trilha da Vida – atividade sensorial e de conscientização ambiental, com percurso de 65 metros – , que faz parte do programa “Trilhas de São Paulo”, de terça a domingo, das 9h às 16h.

Quem não tiver o passaporte da trilha e quiser adquiri-lo, no próprio local o mesmo é vendido por R$ 5,00. Aos grupos maiores que cinco pessoas, são solicitados agendamento prévio.

O parque possui ainda, com ingresso grátis, um centro com quadras poliesportivas, campo de futebol society, de vôlei de areia e academia popular – para maiores de 18 anos. A biblioteca  fuciona de terça a domingo, das 9h às 16h30.

Atrações em todo o Estado

Outras atrações especialmente preparadas para este período, acontecem na Estação Ecológica de Bananal, em Taubaté – exposição de répteis e anfíbios e as Trilhas da Cachoeira e do Ouro; no Viveiro Florestal de Pinda, no município de Pindamonhangaba – Trilha Pau-brasil; no Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente – Trilhas de Itaquitanduva e da Pedreira e Fortaleza de Itaipu;  no Parque Estadual de Ilhabela, no Litoral Norte – atividades de educação ambiental e sensibilização e trilhas da Água Branca, da Cachoeira do Gato, do Baepi, do Veloso e dos Três Tombos; no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba – Trilha Subaquática, em mergulho livre e com uso de equipamentos, além de várias trilhas; no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, em Cunha, no Vale do Paraíba – trilhas, cachoeiras e centro de visitantes; no Núcleo Curucutu, do PESM, em Itanhaém – Trilhas da Bica e do Mirante; no Núcleo Picinguaba do PESM, em Ubatuba – diversas trilhas, rapel, passeio de barco, oficinas educativas , exposições sobre a mata atlântica; no Núcleo de Santa Virgínia, do PESM, em São Luiz do Paraitinga – trilhas, passeio ciclístico e a pé no dia 25 de janeiro; e no Núcleo São Sebastião, do PESM, no Juquehi – trilhas, cachoeira e sítios arqueológicos.

As belezas naturais e as aventuras estão garantidas. Só lembrando: não se esqueça de ligar diretamente nas unidades de conservação, informe-se direitinho dos horários, necessidade de agendamentos, equipamentos e outras dicas, e bons passeios!

Da Secretaria do Meio Ambiente