Férias no litoral? Saiba como consultar qualidade da praias

Site da Cetesb oferece o serviço; órgão mantém uma rede com 172 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 448 km da costa paulista

sex, 13/01/2017 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) faz semanalmente levantamento que avalia a qualidade e a densidade de bactérias fecais presentes na água do mar.

Este trabalho cobre os 16 municípios litorâneos do Estado, do litoral norte ao sul: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida.

Para acompanhar o monitoramento e identificar qual é a melhor praia para dar aquele mergulho, basta acessar o mapa da qualidade da Cetesb, no site da empresa.

Nas praias, em frente ao ponto de amostragem, existem bandeiras de sinalização indicando as condições. Se a praia está imprópria a bandeira é vermelha, se a praia está própria a bandeira é verde. A atualização da sinalização é feita semanalmente com a troca das bandeiras, logo após a emissão do novo boletim.

A Cetesb monitora as praias do litoral paulista desde a década de 1970. Ao todo, a Companhia mantém uma rede com 172 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 448 km da costa paulista.

Do Portal do Governo do Estado