Feriado prolongado tem arte francesa no Palácio do Horto

Horário de visitas vai das 9 às 15 horas; entrada franca

sex, 04/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Neste feriado prolongado da Independência, o acervo dos Palácios do Governo apresenta no Palácio do Horto, zona norte da capital, a mostra “Arte francesa na história dos Palácios”. 

Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos, que foi sede do governo paulista de 1912 a 1964. Essas peças foram transferidas nos anos de 1960 para o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. 

A Curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho, destaca algumas peças de mobiliário em madeira como as com pátina dourada, produzidas nos séculos XIX e XX, em estilo de época, característico dos períodos da corte de Luis XV (1715-1774) e Luis XVI (1774-1792). “A variedade de tipos de móveis segue, no Brasil, em alguns casos, a mesma denominação francesa, como, por exemplo, os canapés, bureaus, consoles, bergers e outros”, explica a curadora. 

Distante a 11 quilômetros da capital paulista, o Parque Estadual da Cantareira é uma edificação construída na década de 30 e foi escolhida para ser o Palácio de Verão do Governo de São Paulo. Planejada inicialmente para ser a residência do administrador do então Serviço Florestal, a partir de 1949, passou a ser a residência de verão dos governadores paulistas, por causa do clima ameno e de sua fauna e flora diversificadas. 

Serviço
Palácio do Horto
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Horários de visitas: na segunda-feira, 7, das 9 às 15 horas
De quarta a domingo, das 9 às 15 horas (de hora em hora)
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br 
Telefone: (11) 2193-8282 e e-mail – monitoria@sp.gov.br 
Entrada franca 

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo