Feriado: Parque da Juventude é uma ótima opção de lazer para este feriado

nd

qui, 20/04/2006 - 17h30 | Do Portal do Governo

Para quem procura atividades de lazer gratuitas neste feriado prolongado, o Parque da Juventude tem boas opções para todas as idades. Sempre aos sábados e domingos, funciona no local o projeto “Viver no Parque”, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Em virtude do feriado, funcionará também nesta sexta-feira (21/04).

O público poderá participar das cinco oficinas, de manhã e à tarde, com 60 vagas cada. No total são oferecidas 1.200 vagas gratuitas por semana. Há Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Vem Dançar e Arte Sucata. As inscrições são feitas na hora. Depois de todas essas atividades, os visitantes podem ainda andar de bicicleta e descansar debaixo de árvores, algumas, remanescentes da Mata Atlântica.

Neste domingo (23/04), o público poderá conferir o show da banda Ilú Obá de Min. Formada por 30 mulheres ritmistas que tocam ilús, alfaias, agogôs, djembes e xequerês, acompanhadas por cantoras e uma dança afro-religiosa, a banda levará para as alamedas do Parque da Juventude as tradições das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras.

O Projeto Viver no Parque oferece inúmeras atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos moradores da região que freqüentam o Parque a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Desde sua implantação em janeiro de 2006, já participaram do projeto cerca de 21 mil pessoas.

Por meio destas vivências, os jovens têm um contato mais estreito com diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias, ajudando a desenvolver sua capacidade de interferir e interagir. No Parque também são realizadas campanhas para doação de sucatas, livros, vasos, entre outros materiais que serão utilizados nas atividades posteriores.

Oficinas

Contador de Histórias: Crianças e adolescentes mergulharão no mundo mágico das histórias e poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Noções de Jardinagem: As noções sobre jardinagem ajudarão no processo de conscientização dos jovens na manutenção dos espaços verdes do Parque. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Recreação Circense: Serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, desenvolvendo a expressão corporal.

Dança

Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporcionará, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Arte Sucata: Noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Saiba mais sobre o Parque da Juventude, que revitalizou o bairro do Carandiru.

Até pouco tempo atrás era impossível passar pelo bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo, e não lembrar do Complexo Penitenciário e suas diversas histórias. Felizmente esse cenário é arte do passado.

A realidade do local começou a mudar em setembro de 2002, quando os últimos 76 presos, de um total de 7.470 que ocupavam o presídio, foram transferidos para os Centros de Detenção Provisória, instalados em diversas regiões do Estado.

Com a desativação do Carandiru, o Governo de São Paulo deu início ao projeto Parque da Juventude, com espaços voltados para o esporte, centros culturais e de formação profissional, para auxiliar os jovens a se inserirem no mercado de trabalho. As obras estão sendo realizadas em três etapas, sendo que a primeira e a segunda já foram entregues para a população.

A primeira fase foi inaugurada em setembro de 2003. Em uma área de 35 mil m², onde foram construídas quadras poliesportivas, pistas de skate e caminhadas, além de espaços de descanso.

A segunda fase, inaugurada em setembro de 2004, foi intitulada de Parque Central, e agregou uma área verde de 95 mil m², com alamedas, jardins e bosques, além de 16 mil m² de bosque remanescente da Mata Atlântica.

Já a terceira fase, intitulada de Parque Institucional, agrega uma área de 80 mil m², com edificações que completam o parque com ações voltadas às áreas de cultura, inclusão digital, cursos de profissionalização e programas com foco em ações preventivas. Na nova área também haverá um Pavilhão de Exposições e um Teatro. Esta fase ainda está em construção e estarão abrigadas nos pavilhões 4 e 7 da antiga Casa de Detenção. A última implosão ocorreu em 17 de julho de 2005.

Serviço:

O Parque da Juventude fica na Avenida Zaki Narchi, 1300 – Santana

Horário de funcionamento: das 8 às 22 horas.

Macedo Júnior