Feriado: Confira o que abre e fecha no Dia da Independência

Transportes Metropolitanos mantém esquemas especiais para o feriado

qui, 07/09/2006 - 8h05 | Do Portal do Governo

Saiba o que abre e o que fecha na capital e Grande São Paulo nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, Dia da Independência.

Metrô

O Metrô preparou operação especial de circulação de seus trens. A companhia aumentou o número de trens em circulação na quarta-feira, 6 de setembro.

Neste feriado,  o Metrô também manterá operação especial em razão do evento religioso “Show da Fé Especial” no Vale do Anhangabaú, das 6 às 14 horas, com público previsto de 50 mil pessoas, a maioria delas transitando pelas estações São Bento, na Linha 1, e Anhangabaú, na Linha 3. Haverá reforço no número de empregados das estações e da segurança operacional.

Além disso, trens reservas serão posicionados ao longo das linhas para eventuais necessidades. A recomendação do Metrô é para que os participantes da comemoração comprem o seu bilhete antecipadamente.

A oferta de trens para esse dia será semelhante a de um domingo para as três linhas. Na Linha 1, circularão 13 trens no período da manhã e 15 à tarde, para realizar 432 viagens. Na Linha 2, seis trens circularão o dia todo, com 418 viagens programadas. A Linha 3 terá 11 trens circulando no período da manhã e 16 no período da tarde, totalizando 434 viagens. A Linha 5 não opera aos domingos e feriados.

Dia 8 (sexta-feira)

A oferta de trens neste dia será reduzida para as linhas 1, 2 e 3. A Linha 1 circulará com 22 trens no horário noturno ( o normal são 24), reduzindo em 1% o total de viagens no dia, passando de 972 para 960.

Na Linha 2, os trens em circulação nos picos serão 12 no lugar de 14, havendo redução de 3% no toal de viagens ofertadas, passando de 678 para 658.

A Linha 3 funcionará com 23 trens, no lugar de 25, durante o horário de menor demanda e à noite, reduzindo em 2% a oferta, passando de 1032 para 1008 as viagens programadas.

Somente a Linha 5 terá a oferta de trens de um dia útil normal, com quatro trens nos picos e três nos demais horários, para realizar as 311 viagens programadas para o dia.

Dia 9 (sábado)

Todas as quatro linhas terão a oferta de trens referente a um sábado normal. A Linha 1 terá 25 trens no pico da manhã e realizará 584 viagens. A Linha 2 funcionará com seis trens o dia todo, para a realização de 418 viagens.

Na linha 3 serão realizadas 686 viagens, com 28 trens circulando no pico da manhã, e na Linha 5 as viagens programadas são 32, com quatro trens circulando no pico da manhã e três durante o resto do dia.

Dia 10 (domingo) volta do feriado

A Linha 1 e a Linha 3 terão aumento na oferta de viagens e no número de trens. Na Linha 1 estão programadas 452 viagens e os trens em circulação totalizarão 17 em vez de 15, no pico da tarde. A Linha 3 terá um trem a mais no pico da tarde (17 trens no lugar de 16) e 452 viagens programadas no lugar de 434.

A Linha 2 terá a oferta normal de um domingo, com seis trens circulando para realizar 418 viagens.

Dia 11(Segunda-feira) antecipação da operação comercial

A operação comercial das linhas 1 e 3 terá início às 4 horas e a da Linha 2, às 4h30. A Linha 5 abrirá em seu horário normal, às 4h40.

Na Linha 1, serão 43 trens circulando no pico da manhã e 42 no pico da tarde, aumentando a oferta de viagens de 972 para 988. A linha 2 terá 13 trens circulando no pico da manhã e 14 no pico da tarde, para realizar 678 viagens, o normal da linha.

Na Linha 3, a oferta de viagens passará de 1032 para 1052 e circularão 42 trens no pico da manhã e da tarde.

A oferta de trens e viagens na Linha 5 será a de um dia normal, com quatro trens circulando no horário de pico e três circulando durante o horário de menor demanda, totalizando 311 viagens.

CPTM  

Nesta quinta-feira, o intervalo entre os trens em todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o mesmo adotado aos domingos, de 20 minutos. Também haverá esquema especial no atendimento ao usuário, cujas chamadas ao telefone da Central (0800-0550121) serão gravadas para providências posteriores. Na sexta-feira, a circulação não sofrerá alterações, já que não há mudança no número de passageiros em relação aos dias úteis.

EMTU

No feriado desta quinta-feira, dia 7 de Setembro, Dia da Proclamação da Independência do Brasil, a Ouvidoria da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – 0800.019.00.88 -, funcionará  normalmente para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

Corredor Metropolitano

A operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que atende aos municípios do ABC (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema)  e São Paulo, hoje, funcionará com a frota de domingo, ou seja, 40% do total que circula nos dias úteis que é em torno de 200 ônibus. Na sexta-feira, a frota do Corredor Metropolitano será normal.

Os técnicos da EMTU/SP e da Concessionária Metra acompanharão de perto a operação do Corredor Metropolitano para acionar, se necessário, motoristas de plantão e ônibus que estarão na reserva técnica no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo. Esta estratégia de operação é necessária  para qualquer eventualidade no sistema, como a oscilação de demanda de passageiros interessados em acessar sistema rodoviário que liga São Paulo à Baixada Santista, por meio do Terminal Jabaquara.

Linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo

Na quinta-feira, as cerca de 650 linhas intermunicipais que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo operarão com 40% da frota programada para os dias úteis (cerca de 4 mil ônibus). Na sexta-feira, a frota programada será normal.

Poupatempo

As unidades fecham e o Disk Poupatempo não funciona nesta quinta-feira. Na sexta-feira (8) e sábado o funcionamento nas unidades será normal.

Procon

Os postos de atendimento do Procon do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera fecham hoje e funcionam normalmente na sexta e sábado.

Sabesp

Região Metropolitana de São Paulo

Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): funciona durante 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

Disk Sabesp – 08000 11 99 11: expediente durante o feriado será suspenso e no dia 8 o atendimento volta ao normal, das 7 às 21horas.

Agências Comerciais: permanecem fechadas. No dia 8, funcionarão normalmente das 9  às 15 horas.

Postos Poupatempo -: Não haverá expediente durante o feriado. O atendimento volta ao normal dia 8, das 7 às 19 horas.

Disk Poupatempo – 08000 772 36 33: O atendimento, suspenso durante o feriado, volta ao normal no dia 8, das 6 às 22 horas.

Ouvidoria Sabesp – 0800 55 05 65: Atende de segunda à sexta das 8 às 18 horas. Não há expediente em feriados.

Baixada Santista

·Agências Comercias: Em Santos, não haverá expediente dia 7 nem dia 8. O atendimento volta ao normal dia 9, das 10 às 16 horas. Nas cidades de Bertioga, Guarujá, Vicente de Carvalho, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cubatão e São Vicente, não haverá expediente somente no dia 7. Dia 8, expediente normal, com horários diferenciados.

Vale do Paraíba

Agências Comerciais: Não haverá expediente durante o feriado. O atendimento volta ao normal dia 8, das 9 às 15 horas.

São José dos Campos

Agências Comerciais: Permanecerão fechadas durante o feriado e voltam ao horário normal dia 8, das 9 às 15 horas.

Posto Poupatempo: Os postos de atendimento Sabesp, instalados nas centrais do Poupatempo em São José, funcionam de segunda à sexta, das 10 às 20 horas, sábados, das 9 às 15 horas. Não há expediente aos domingos e feriados.

Hospitais

No dia 7, tendem em esquema de plantão (atendimento de emergência) e na sexta-feira funcionam normalmente.

Os Ambulatórios de especialidades, como não atendem emergências, não funcionam na quinta-feira e abrem normalmente na sexta-feira.

(AM)

C.C.