Feira: USP apresenta resultados do Programa Bolsa-Trabalho

Evento será nesta quarta-feira, dia 13

ter, 12/09/2006 - 17h28 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 13, a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) da Universidade de São Paulo (USP) promoverá a Feira Cultural “17 anos de Bolsa-Trabalho: Mostrando o que se faz”. Esta será a primeira edição da feira, que visa compartilhar com a sociedade as experiências e os resultados obtidos no programa.

Criado em 1989, o Bolsa-Trabalho tem a finalidade de apoiar o estudante de graduação com dificuldades no custeio dos estudos através do desenvolvimento de programas de extensão cultural voltados para a comunidade, tanto interna quanto externa, nos campi de São Paulo e do interior.  Este ano, 340 projetos, coordenados por professores e técnicos de nível superior das Unidades de Ensino e Pesquisa e de órgãos administrativos da Universidade, estão em andamento e 600 alunos estão sendo beneficiados com a bolsa, que tem o valor mensal de um salário mínimo por 40 horas trabalhadas por mês. “Nesse programa, além de ter o auxílio para se manter na Universidade, o aluno também tem a oportunidade de adquirir e construir conhecimento a partir das atividades que desenvolve”, afirma a coordenadora da Coseas, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca.

A feira contará com a exposição de pôsteres e apresentação de atividades e produtos vinculados aos projetos em uma tenda exclusivamente montada para o evento, na Praça do Relógio. “Há uma variedade muito grande de atividades, desde projetos que ajudam no desenvolvimento de crianças com deficiência mental através do contato com animais até brinquedotecas e visitas monitoradas a museus e parques”, destaca a coordenadora.

Durante o evento, uma comissão, formada por docentes, técnicos de nível superior da USP, pessoas pertencentes a instituições colaboradoras e membros da Comissão Organizadora, escolherão os cinco melhores trabalhos dentre os cerca de 150 inscritos. Serão premiados aqueles que melhor refletirem o Projeto Bolsa-Trabalho apresentado, tanto pelos aspectos estéticos como pela capacidade de expor e transmitir o conteúdo realizado, os resultados alcançados e os ganhos para todos os envolvidos. Os selecionados receberão o “Prêmio Iara Mattos”, com direito a diploma e brindes sugestivos da feira.

A Feira Cultural “17 anos de Bolsa-Trabalho: Mostrando o que se faz” será realizada das 10h às 17h, na Praça do Relógio, localizada à rua do Anfiteatro, na Cidade Universitária, em São Paulo.

 Assessoria de imprensa da USP

C.A.