Feira Tecnológica do Centro Paula Souza divulga vencedores

Evento apresentou 233 projetos de alunos das Etecs e das Fatecs de todo o Estado

sex, 12/11/2010 - 16h42 | Do Portal do Governo

Os projetos vencedores da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza foram premiados na quinta-feira, 11. Concorreram na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais e 40 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. Uma das novidades deste ano na competição foi a participação de 11 projetos internacionais, de estudantes da Argentina, da Costa Rica e do Peru. Outros 21 projetos, entre programas e ações de Etecs e Fatecs, foram apresentados no espaço “Projetos em Destaque”.

“Essa feira mostra que estamos no caminho certo. Os nossos professores estão conseguindo atingir uma das missões mais difíceis da educação, que é despertar nos alunos o interesse pela ciência, tecnologia, pesquisa e inovação”, comemorou a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Ao todo, foram 233 trabalhos, que colocaram o conhecimento e a tecnologia a serviço da sustentabilidade e da inclusão social. O evento, que começou na terça-feira, 9, também contou com oficinas, palestras, desfiles de moda e apresentações de música e dança no “Espaço Alternativo”.

Confira os primeiros colocados entre Etes e Fatecs:

Etecs

1º lugar – Etec Mauá – Música como meio de conscientização ambiental, dos alunos Ana Silva, Danuza Gonçalves e Wenderson Matias
2º lugar – Etec Dona Escolástica Rosa (Santos) – Jogo Empreendedorismo, dos alunos Danielle Patsoglou e Fabiano Lopes
3º lugar – Etec Júlio de Mesquita (Santo André) – Reciclagem de CDs e DVDs, dos alunos José Toguchi, Matheus de Souza e Tassiane Silva

Fatecs

1º lugar – Fatec Mogi Mirim – Mesa cirúrgica hospitalar automatizada para obesos, do aluno Ricardo Silva
2º lugar – Fatec Capão Bonito – A produção de mel de eucalipto: um recurso florestal sustentável, dos alunos Israel Gabriel, Luciano Suzuki e Rogério Alves
3º lugar – Fatec Garça – Sistema de multi-inclusão de deficientes auditivos, dos alunos Lígia Mariusso e Marcus Marques

O vencedor entre os participantes estrangeiros foi “Extractor de terminal interno de cremallera de la direccion”, dos alunos do Senati de San Juan de Lurigancho, do Peru.

Menções honrosas

Mais quatro projetos das Etecs receberam menção honrosa por se destacarem em suas respectivas categorias: “Bicicleta movida a ar comprimido – Air Bike”, da Etec Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto (tecnologia industrial); “Gerador por convergência de raios solares”, da Etec Alberto Santos Dumont, do Guarujá (ciências biológicas e agrárias); “Jogo educativo envolvendo reciclagem”, da Etec Frei Arnaldo de Itaporanga, de Votuporanga (informática e ciências da computação); Tratamento de diabetes agora cabe no seu bolso”, da Etec Polivalente, de Americana (segurança e saúde).

Das Fatecs, receberam menção honrosa: “Controle da temperatura no tratamento de efluentes da suinocultura para produção de biogás” (Fatec Itapetininga), “Elaboração de biscoitos com farinha de fibra de coco verde” (Fatec Marília), “Prototipagem rápida de moldes para manufatura de próteses a base de biopolímero da mamona” (Fatec Mauá), Veículos Híbridos (Fatec Santo André).

Mostratec

Outra novidade da 4ª edição da Feira Tecnológica foi a classificação de três projetos das Etecs para representar o Centro Paula Souza na Mostratec, mostra internacional de ciência e tecnologia, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os selecionados foram “Gerador por convergência de raios solares”, da Etec Alberto Santos Dumont (Guarujá); “Reciclagem de CDs e DVDs” da Etec Julio de Mesquita (Santo André); e “Recipiente biodegradável – Ecopote, da Etec Salles Gomes (Tatuí).

Do Centro Paula Souza