Feira de sustentabilidade agita jovens da Fundação CASA em Araçatuba

Objetivo do projeto é promover conceitos de sustentabilidade e consciência ecológica

qua, 03/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 48 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação (UI) Araçá, em Araçatuba, interior de São Paulo, participarão nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, de uma feira de ciências promovida pelos professores da unidade.

Foram convidados para acompanhar o trabalho, além dos familiares dos jovens, o prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, o Conselho Tutelar e o grupo de psicólogas da Fundação Educacional de Araçatuba. Estima-se que 50 pessoas compareçam para prestigiar os adolescentes.

A feira abordará a sustentabilidade e a consciência ecológica. Os 48 adolescentes frequentam a escola formal dentro da própria UI Araçá e confeccionaram os materiais que estarão expostos. Os jovens serão divididos em cinco turmas. Cada uma delas tratará dos temas em plataformas diferentes, como maquetes, brinquedos e histórias em quadrinhos.

A pedagoga da unidade, Marta de Souza Cazonato, explica que a escolha dos temas veio ao encontro das preocupações de toda a sociedade. “Decidimos trabalhar com sustentabilidade, pois além de ser um assunto bastante discutido, é uma causa que garante um futuro melhor a todos nós”.

A abertura terá apresentação de cavaco e violão dos jovens que participam das oficinas culturais desenvolvidas pela unidade em parceria com o Projeto Guri.

Depois, o consultor da Vega Engenharia Ambiental, Mauro Rodrigues Mello, ministrará uma palestra aos adolescentes na qual demonstrará a importância da coleta seletiva do lixo na qualidade de vida da população. Mello também levará uma espécie de barraca que contém algumas atrações sobre o tema, como banners, faixas e maquetes.

“Sinto-me orgulhoso de desenvolver esse trabalho junto à Fundação CASA”, afirma o consultor ambiental. “Temos que instaurar na vida do adolescente os conceitos de reciclagem, reuso e reaproveitamento de materiais”, completa.

Uma nova idéia

Segundo Mello, há a possibilidade da empresa instaurar um ecoponto próximo a unidade da Fundação CASA em Araçatuba. Se a idéia se concretizar, o ecoponto trará para toda a comunidade, inclusive ao pessoal da CASA, uma alternativa para estimular a reciclagem de materiais.

“Com o ecoponto, para cada quilo de material reciclado, recebe-se um bônus ambiental”, explica Mello. “Depois de uma determinada quantidade, será possível trocar esse crédito por algum equipamento que auxiliará na reciclagem do lixo”.

Serviço
Feira de ciências na UI Araçá
Dias: 4 e 5 de novembro
Horário: das 9 às 12 horas
Abertura: 4 de novembro, a partir das 9 horas
Local: Unidade de Internação Araçá
Estrada do Goulart, Km 1,45 – Bairro Fazenda do Estado – Araçatuba – SP

Da Fundação CASA